Busca


16/06/2017

Celebração do Dia de Cooperar em Porto Alegre será realizada no Largo Glênio Peres

As cooperativas gaúchas estão mobilizadas para realizar o programa Dia de Cooperar – também conhecido como Dia C. No primeiro sábado de julho (1/7), cooperativistas e voluntários se juntam à equipe do Sescoop/RS para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo. O evento de celebração na Capital será no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, das 9h às 17h, com serviços gratuitos de saúde, corte de cabelo, oficinas de artesanato, orientação financeira e sobre cooperativismo, além de apresentações artísticas. No interior do Estado, cooperativas também estarão realizando eventos para celebrar a data nos municípios de Santa Maria, São Borja, Pelotas, Santa Rosa, Santo Ângelo, Nova Petrópolis, Erechim, dentre outros.

No Rio Grande do Sul, as cooperativas possuem a meta de somar voluntários para beneficiar mais pessoas. “As cooperativas estão comprometidas com o legado que vão deixar para as próximas gerações. E é com este programa que podem oferecer voluntariamente sua contribuição para as comunidades em que estão inseridas através da promoção de iniciativas que beneficiam milhares de pessoas em todo o país. Em diversas regiões do Estado, esperamos beneficiar 150 mil pessoas este ano com projetos desenvolvidos por cooperativas dos mais diversos ramos, durante todo o ano”, afirma Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. 

O grande desafio do Dia C é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas. Para isto, o programa busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.

No Rio Grande do Sul, diversas ações já foram desenvolvidas nesse sentido: Inauguração de uma biblioteca de rua, em Santa Rosa; Campanha de Arrecadação de Donativos, em Espumoso; Campanha de Incentivo à Doação de Órgãos, em Porto Alegre; Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea, em Rio Grande; Limpeza das margens do Rio Taquari, em Taquari, Atendimento e shows para a comunidade, em Carlos Barbosa, dentre outras.

 

Dia C em números 

Na trajetória do Dia de Cooperar, os últimos anos foram cruciais para transformar o Dia C em um grande programa nacional capaz de promover iniciativas socioambientais e transformar realidades em todo o país. 

Os números confirmam a efetividade do Dia C. No Rio Grande do Sul, em 2016, 119 cooperativas e mais de 6 mil voluntários desenvolveram 148 projetos em 93 municípios que beneficiaram mais de 120 mil pessoas.

No Brasil, 1.278 cooperativas desenvolveram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 777 cidades espalhadas por todos os estados e no Distrito Federal. 

Este ano, a meta é beneficiar mais de um milhão de pessoas através dos projetos contínuos. No Rio Grande do Sul, estima-se que cerca de 7 mil voluntários de 130 cooperativas já estão engajados em 180 projetos para beneficiar mais de 200 mil pessoas.

 

Serviço: Dia C 

Local: Largo Glênio Peres – Em frente ao Mercado Público 

Data: 1º de julho

Horário: 9h às 17h

 

Programação:

9h às 11h - Apresentação com Luciano Périco

11h às 12h - PEDRO ORTAÇA

12h às 12h10 - Apresentação com Sérgio Zambiasi

12h10 às 12h45 -  THOMAS _ THE VOICE KIDS

12h45 às 13h - Intervalo

13h às 13h45 - RAFAEL MALENOTTI

13h45 às 13h50 - Encerramento com Sérgio Zambiasi

13h50 às 14h - Apresentação com Gugu Streit

14h às 14h45 - GRUPO ZUEIRA

14h45 às 15h - Intervalo

15h às 15h45 - LUCAS E FELIPE

15h45 às 16h - Intervalo

16h às 16h45 - MC JEAN PAUL 

16h45 às 17h -  Encerramento com Gugu Streit

 

Serviços gratuitos para a comunidade:

•Corte de cabelo e manicure

•Escola do Chimarrão e Chimarródromo

•CPF e Emissão de documentos pela internet

•Orientações sobre alimentação e voluntariado 

•Oficinas Sustentáveis

•Pinhão, pipoca e quentão

•Medição de pressão arterial e de glicose

•A Turminha da Reciclagem e Roda de Leitura

•Oficinas de artesanato/Jogos/Brincadeiras

•Campanha de incentivo à doação de órgãos

•Massagem relaxante

•Prevenção de Câncer Bucal

•Hortas Urbanas

•Orientação Financeira e sobre cooperativismo

•Atividades infantis 

•Orientações sobre Relações de Consumo

•Palestra sobre Planejamento Familiar e Drogas Lícitas e Ilícitas

 

 


Rua Félix da Cunha, 12
Bairro Floresta, Porto Alegre / RS - CEP: 90570-000
(51) 3323-0000