Ir para o conteúdo principal

Sescoop/RS

Conhecimento e cultura cooperativista trazendo bem-estar à comunidade

logo

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (Sescoop/RS) promove a cultura cooperativista e a sustentabilidade das cooperativas. Atua em três áreas para melhorar a qualidade de vida e bem-estar de seus associados, empregados e familiares.

Missão

Promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas gaúchas.

Visão

Ser reconhecido por sua excelência na formação profissional cooperativista e promoção da sustentabilidade das cooperativas, visando melhor qualidade de vida e bem-estar de seus associados, empregados e familiares.

Função

Organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional para as cooperativas; fomentar o desenvolvimento e promoção dos trabalhadores e dos associados das cooperativas; operacionalizar o monitoramento, a supervisão, a auditoria e o controle das cooperativas; executar programas voltados à capacitação para a gestão cooperativa; organizar e executar pesquisas para a melhoria do ensino cooperativista; divulgar as ações cooperativas; promover a cultura e a educação cooperativa.

FUNDAMENTO LEGAL

Artigo 8º da Medida Provisória sob nº 1.715 de 03/09/98 e suas reedições, regulamentado pelo Decreto nº 3.017 de 06/04/99.

Clique aqui para baixar o REGIMENTO INTERNO

Formação profissional – Aprender para crescer

Incentiva a  formação, qualificação e capacitação profissional, ampliando e fortalecendo a atuação dos associados e empregados das cooperativas. Entre as atividades dessa área estão o desenvolvimento, execução e avaliação de programas de aperfeiçoamento profissional, graduação acadêmica, graduação tecnológica, pós-graduação e qualificação/capacitação profissional. São várias formar de estudar e se aperfeiçoar dentro do cooperativismo!

Promoção social – Cuidar para fortalecer

Leva aos trabalhadores das cooperativas e suas famílias iniciativas em educação, saúde, cultura e integração social que se transformam em melhores resultados para toda a comunidade. Uma das atividades de promoção social é o Dia C. Celebrado anualmente, o evento beneficia milhares de pessoas com ações de voluntariado que formam uma grande corrente do bem. Já o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo leva, através da música, a cultura gaúcha e os valores da cooperação para todo o estado.

Monitoramento – Acompanhar para desenvolver

Esta área de atuação do Sescoop/RS monitora as cooperativas, orientando para as boas práticas de gestão e governança, buscando seu desenvolvimento sustentável. Cuidando da qualidade da gestão, as cooperativas crescem sem perder o foco na preservação dos princípios cooperativistas.

CONHEÇA O SISTEMA OCERGS-SESCOOP/RS

PRESIDÊNCIA DO SISTEMA OCERGS-SESCOOP/RS

Vergilio Frederico Perius

SUPERINTENDÊNCIA DO SISTEMA OCERGS-SESCOOP/RS

Norberto Tomasini – Superintendente Administrativo Financeiro
Gerson José Lauermann – Superintendente Técnico-Operacional

CONSELHO ADMINISTRATIVO DO SESCOOP/RS

 Efetivos Suplentes
Darci Pedro Hartmann Marco Antonio Machado
José Milton Cunha Mirenda Engelberto José Henn
José Zordan Maria Zélia Höhn
Márcio Port Jânio Vital Stefanello
Vergilio Frederico Perius Geâne Nazaré Ferreira

CONSELHO FISCAL DO SESCOOP/RS

 Efetivos Suplentes
Ari Rosso Jairton Nunes Vieira
Leocesar Nicolini Cleuberto Demarchi
Alexei Eduardo Gobbi Valter Augusto Heinz