Ir para o conteúdo principal

Cooperativas gaúchas fazem uma grande festa no Mundo Cooperativo Jovem

O Sescoop/RS promoveu, como parte da agenda em homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas, o último grande evento deste ano. Após o XV Seminário Gaúcho do Cooperativismo, que ocorreu nos dias 29 e 30 de novembro e buscou a reflexão sobre os princípios e a identidade do sistema, foi a vez dos jovens participarem de uma grande festa repleta de música, troca de experiências, conhecimento e cooperação. O Mundo Cooperativo Jovem ocorreu no dia 1º de dezembro, em Porto Alegre, e reuniu cerca de 8 mil pessoas no Gigantinho.

Na programação, atrações variadas: palestras do ex-ministro da Agricultura e embaixador especial da ONU (Organização das Nações Unidas) Roberto Rodrigues; do filósofo e educador Mario Sérgio Cortella; shows musicais para todos os gostos (samba e gafieira, com Caio Martinez; tradicionalismo gaúcho, com Os Fagundes e artistas dos Festivais O Rio Grande Canta o Cooperativismo e O Jovem Canta o Cooperativismo, e pop, com o grupo Papas da Língua). O dia teve ainda depoimentos do representante das Cooperativas Escolares de Nova Petrópolis Nicolas Bratz e da coordenadora da Juventude Trabalhadora da Fetag/RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul), Joseane Einloft, e sorteio de poupanças do Sicredi e da moeda em homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas, criada pelo Banco Central. 

A equipe do Sescoop/RS trabalhou na organização do evento durante todo o ano e procurou pensar em todos os detalhes para receber os convidados da melhor forma possível: cada convidado recebeu um kit formado por mochila, bloco, caneta, saquinho de lixo, garrafa de água (que poderia ser reposta nas ilhas de hidratação espalhadas pelo Gigantinho) e lanches, tudo gratuito. O evento recebeu ônibus de diversos municípios do Estado, organizados com o apoio das cooperativas, e contou com a presença de autoridades políticas, presidentes de cooperativas, famílias, crianças pequenas e “jovens com mais experiência”, conforme faz questão de dizer o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.
Roberto Rodrigues, que falou sobre a relação do jovem com o cooperativismo, afirmou: “Vocês são a cara do cooperativismo. Viva a juventude, viva o cooperativismo, viva o cooperativismo da juventude. O futuro já chegou aqui no Gigantinho”.

Autoridades políticas marcaram presença

Diversas autoridades participaram do Mundo Cooperativo Jovem: o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, representando a presidente Dilma Rousseff; a senadora Ana Amélia Lemos; o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Caio Rocha, representando o ministro Mendes Ribeiro Filho; o deputado estadual Ernani Polo, representando o presidente da Assembleia Legislativa Gaúcha, Alexandre Postal; e o secretário da Agricultura do RS, Luiz Fernando Mainardi, representando o governador do Estado, Tarso Genro.

“Trago as saudações da presidente Dilma, que sempre diz que devemos não apenas fortalecer o cooperativismo, mas também a juventude”, afirmou o ministro Pepe Vargas. Ana Amélia Lemos, que falou sobre o presidente Vergilio Perius, “um grande líder do movimento cooperativista”, e sobre o orgulho de existir um brasileiro como Roberto Rodrigues, declarou que “é muito bom ver tantos jovens reunidos para comemorar o Ano Internacional das Cooperativas”. E reafirmou o apoio ao “sistema mais solidário que existe”.

Olhando para os milhares de jovens presentes no evento, Polo declarou: “Temos muitas tarefas e desafios pela frente, mas tenho a certeza de aqui temos jovens talentos do cooperativismo e da política, nas esferas federal, estadual e municipal”. Caio Rocha afirmou que o governo tem a responsabilidade de promover políticas públicas para que os jovens cooperativistas possam “exercer a bagagem de conhecimento que têm sobre a terra e o cooperativismo”. Mainardi, em nome do governador Tarso Genro, lembrou que as cidades com o melhor IDH (índice de desenvolvimento humano) do Estado são aquelas que possuem cooperativas. “A união faz a força. Cooperativismo é exatamente isso: dar o máximo de si, construindo soluções para problemas em comum”. E fez um pedido: “Permaneçam estudando, adquiram conhecimento na escola e na vida”.