Ir para o conteúdo principal

Conselheiros do CECOOP apresentam relatórios

O Conselho Estadual do Cooperativismo (CECOOP) se reuniu na manhã de hoje (04/10), na sede do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS – Rua Felix da Cunha, 12. A reunião tratou da apresentação do relatório do grupo de trabalho do CECOOP, aprovação da ata da reunião anterior, além de assuntos gerais de interesse dos representantes dos ramos e do Governo.
As ações apresentadas pelo grupo de trabalho do CECOOP incluíram as tratativas para a mudança no edital da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), para que as cooperativas de crédito possam realizar arrecadação de IPVA e multas de trânsito. O cooperativismo de crédito pretende prestar também serviços como: Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE), taxas (DETRAN e DPVAT) e folha de pagamento dos servidores públicos ativos e inativos.
Entre os assuntos abordados, foi destacada, ainda, a necessidade de uma maior integração do Conselho com a Junta Comercial do Estado, para que os interesses do cooperativismo sejam priorizados. A próxima reunião tem data prevista para o dia 28 de novembro.
 
CECOOP – O Conselho Estadual do Cooperativismo foi criado para definir políticas públicas para o setor, através da Lei Estadual 11.995/03. É composto por nove secretários e nove representantes dos ramos do cooperativismo, que se reúnem a cada 60 dias. O secretário de Relações Institucionais, Celso Bernardi, assumiu como presidente, no dia 07 de julho.

GT – O grupo de trabalho do CECOOP é formado por técnicos, designados pelo Conselho para operacionalizar as demandas e executar as tarefas discutidas pelo Conselho. Integram o grupo: Luiz Felipe dos Santos (SRI), Mário De Conto (OCERGS), Clairton Walter (SICREDI), Laison Flores (SEFAZ), representando Eduardo Rosemberg Lacher (SEFAZ), Lino Ivânio Hamann (SRI).