Ir para o conteúdo principal

Acordo de Transporte Terrestre no Mercosul é tema de reunião no Uruguai

O Gerente Jurídico do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, Mário De Conto está em Montevidéu, no Uruguai, participando da XXXIV Reunião do Subgrupo de Trabalho nº 5 “Transportes”, do MERCOSUL. A programação, que está sendo realizada no Ministério de Transporte e Obras Públicas do Uruguai iniciou na manhã de hoje (24/10) e se encerra na sexta-feira, (26/10).

De Conto representa a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), perante a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além da Câmara Temática dos Transportes Internacionais da OCERGS. Com a participação de representantes dos governos e da iniciativa privada do Uruguai, Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Venezuela, a reunião de hoje teve como tema principal os aspectos a respeito da aplicação do Acordo de Transporte Terrestre no Mercosul.

O Gerente Jurídico apresentou o pleito das Cooperativas de Transporte Brasileiras, quanto ao procedimento relativo à obtenção e ampliação de permissos internacionais, com vistas à atuação em território uruguaio. “As cooperativas enfrentam dificuldades na obtenção desses documentos junto ao governo uruguaio”. De Conto ainda sugeriu o agendamento de uma reunião Bilateral entre Uruguai e Brasil, para tratar dessa questão, “já que se trata do único estado membro do Mercosul que impõe obstáculos à concessão de permissos às Cooperativas de Transporte Brasileiras.