Ir para o conteúdo principal

Ocergs realiza Assembleia Geral Ordinária

    O Sindicato e Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs) realizou sua Assembleia Geral Ordinária (AGO) na manhã de hoje (24/04), na sede do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, em Porto Alegre. Todos os itens colocados em votação foram aprovados por unanimidade.
    O principal assunto foi a prestação de contas do exercício de 2008, com apresentação do relatório de gestão, do balanço patrimonial e do demonstrativo dos resultados.
    Os relatórios de ordem financeira foram mostrados pelo superintendente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Norberto Tomasini. Em seguida foram emitidos pareceres da auditoria externa (Veritas Auditores & Consultores Associados) e do Conselho Fiscal. Já os dados de gestão foram apresentados pelo presidente do Sistema, Vergílio Perius, que ressaltou as atividades mais importantes do exercício de 2008.
    Segundo Perius, merecem destaque as Assembleias Extraordinária (de Reforma Estatutária) e a Ordinária, realizadas em março e abril do ano passado, respectivamente, além das diversas reuniões dos Conselhos. O presidente parabenizou especialmente o Conselho de Ética da Ocergs: “Hoje ele é referência nacional entre as unidades estaduais, pois funciona de verdade” – declarou ele.
    Alguns dos eventos ressaltados pelo presidente Perius durante a apresentação do relatório de gestão foram o Encontro dos Presidentes de Cooperativas Gaúchas, realizado em Caxias do Sul em agosto de 2008, e o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, que este ano entrou em sua terceira edição.
    Com relação aos serviços prestados pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Perius destacou a criação do departamento de Monitoramento, “uma das grandes preocupações do Sistema atualmente”, e os investimentos no Centro de Formação Profissional Cooperativista, que será inaugurado ainda este semestre. “É fundamental focar nossos esforços na formação profissional. Precisamos formar pessoas para administrar nossas cooperativas” – declarou ele. Ainda sobre a prestação de serviços da Ocergs, Perius destacou a criação do Banco de Dados da Ocergs, que ainda não está completo, mas que “é uma ferramenta muito importante para que tenhamos dados exatos e concretos sobre as cooperativas gaúchas”. O jornal O Interior, por sua vez, foi considerado por ele “a mais eficaz ponte entre todos os ramos do cooperativismo”.
    Os outros assuntos da pauta de votação foram:
– Apreciação do plano de trabalho, orçamento de receitas e despesas do exercício de 2009.
– Homologação da fixação do valor das cédulas de presença dos integrantes dos Conselhos Diretor, Fiscal e Ético.
– Homologação da remuneração do presidente, Vergílio Perius, e do vice, Irno Pretto, retroativamente a março deste ano.
– Homologação do regimento interno da entidade.
– Autorização ao presidente da Ocergs, Vergílio Perius, para firmar convenções coletivas e/ou acordos em processos de revisão e/ou dissídios coletivos.
– Deliberação sobre recursos interpostos por cooperativas registradas.
     Além da votação, foram discutidos assuntos gerais, sem caráter decisório, como o Seminário Gaúcho de Cooperativismo, que ocorrerá em Gramado nos dias 16, 17 e 18 de novembro, e as oportunidades do sistema cooperativista neste momento de crise mundial.
    Perius encerrou a AGO com agradecimentos aos presidentes, “que crescem junto com o cooperativismo, fazendo o sistema se desenvolver gerando trabalho e renda” e fez um convite especial: no dia 4 de julho, data do Dia Internacional do Cooperativismo, será inaugurado o Centro de Formação Profissional Cooperativista do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, na Av. Berlim, 409, em Porto Alegre. Além da inauguração será realizada, na ocasião, uma das etapas do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo – 3ª edição. “Convoco todos para fazermos deste um grande evento” – disse Perius.