Ir para o conteúdo principal

Yeda visita Ocergs e defende parceria com cooperativismo

 
“Esta parceria é absolutamente natural porque o Estado do Rio Grande do Sul tem no cooperativismo uma organização social das mais desenvolvidas”, declarou a governadora Yeda Crusius, dia 24 de abril, ao comparecer na sede do Sistema Ocergs-Sescoop/RS para dar posse aos 26 novos integrantes do Conselho Estadual de Cooperativismo (Cecoop).
O presidente do Sistema, Vergilio Perius, ao agradecer a visita da governadora, cumprimentou-a por “realizar o dever de casa e equilibrar as finanças públicas”. Citou que o cooperativismo fez o mesmo nos últimos tempos e graças a isto pode investir mais de R$ 1,2 bilhão no Estado, o que se manifesta nos novos hospitais, usinas elétricas, silos, armazéns, tecnologia, etc.
PRESENTE
Perius também agradeceu à sensibilidade da governadora por atender às reivindicações do cooperativismo, em especial aos decretos de incentivo fiscal, como no caso do leite, dos insumos e do trigo.
Disse que queria oferecer um presente ao governo do Estado: o Instituto de Pesquisa, Educação e Desenvolvimento do Cooperativismo (Idesc), situado em Taquari, para que ali seja criado um curso de Agronomia voltado ao mercado interno, à agricultura familiar. Perius lembrou que em Taquari também existe uma área de mais de 200 hectares, pertencente ao Estado, que poderá servir de campus avançado da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).
A governadora gostou da idéia, disse que já conhece o Idesc e que se trata de uma área capaz de receber, não só inúmeros cursos, como até um hospital.
INVESTIMENTOS
Yeda Crusius salientou que o Estado recuperou sua capacidade de investimento com as contas ajustadas, reduzindo os efeitos da crise econômica mundial. “Em  2009, serão investidos R$ 2,3 bilhões entre recursos do Orçamento e de estatais. O governo está como o sistema cooperativo: andando com as próprias pernas depois de 37 anos", ressaltou.

              Presidido pelo secretário de Relações Institucionais, Celso Bernardi, o Cecoop tem representantes de órgãos públicos e entidades de classe. São 18 titulares e 18 suplentes. É o órgão encarregado de analisar problemas e propor políticas para o segmento, responsável por 17% do Produto Interno Bruto (PIB).

A governadora compareceu na sede da Ocergs próximo do meio-dia, no momento em que se encerrava a Assembléia Geral da entidade. Além do secretário Bernardi, também compareceu o secretário chefe da Casa Civil, José Carlos Wenzel.