Ir para o conteúdo principal

Vereadores criam Frencoop de Porto Alegre

Um almoço com vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre, cooperativistas e representantes da Ocergs marcou a constituição da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop) da capital gaúcha. O encontro ocorreu na manhã de hoje (19/05), na sede do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

O deputado Giovani Cherini, coordenador da Frencoop no Estado, cumprimentou os vereadores pelo apoio ao sistema cooperativista. “Não há como construir uma sociedade com perspectivas de futuro sem o espírito cooperativo” – declarou Cherini, que aproveitou a oportunidade para reiterar o convite para o Seminário Geral de Adesão às Frencoops Municipais, que ocorrerá em Gramado nos dias 16, 17 e 18 de novembro. O deputado afirmou ainda que seu programa como presidente da Assembleia Legislativa do RS, no próximo ano, será chamado “Rio Grande Cooperativo”.

Adeli Sell, presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, empossou o vereador Ervino Besson como presidente da Frencoop Municipal porto-alegrense. Besson destacou que “não há mais espaço para se governar sozinho. Se quisermos mudanças, precisaremos nos unir, seguir a mesma linha de conduta”.

 

O que são Frencoops

          A Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Frencoop/RS) é constituída por um grupo político não ideológico, independente de sigla partidária, que busca a defesa dos interesses do cooperativismo e seus ramos. Trabalha em conjunto com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS no fomento e promoção do cooperativismo, divulgando e defendendo a sua doutrina e estimulando a sua prática em todos os segmentos sociais e econômicos do Estado.

As políticas municipais, que deliberam ações diretas ao cooperativismo, devem ter um acompanhamento das Frencoops municipais. Por isso, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoverá, ao longo de 2009, cinco Seminários de Frencoops Municipais, pelos quais se pretende articular vereadores e comunidades para a instalação das Frentes.

Durante o encontro de hoje, o vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto, que já cumpriu três mandatos como vereador, enfatizou a importância das Frencoops Municipais: “a vereança é a célula mais importante da política municipal. É através dela que são transmitidas as ideias e anseios da comunidade”. Pretto agradeceu o apoio dos vereadores e garantiu: “Contem com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS neste novo momento do cooperativismo gaúcho”.