Ir para o conteúdo principal

TV Câmara aborda a importância das Frencoops

            A TV da Câmara de Vereadores de Porto Alegre promoveu, na manhã de hoje (21/05), uma conversa sobre as Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo (FRENCOOPs) no programa Porto Alegre em Debate. Participaram o vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Augusto Pretto; o agente administrativo da Ocergs Luiz Ferdinando Aguiar e os vereadores Ervino Besson e Dr. Raul, integrantes da Frencoop de Porto Alegre.
            Pretto esclareceu, primeiramente, que as Frencoops são independentes de siglas partidárias. Pelo contrário: elas representam a união de diversos partidos em busca de um objetivo. “Existem políticas cooperativistas, mas não existem políticas partidárias no cooperativismo. Política e religião não interferem nos princípios cooperativistas” – explicou o vice-presidente.
 
Seminários Municipais de Frencoops
 
            A Ocergs realizará, ao longo deste ano, cinco Seminários de Frencoops Municipais, com o objetivo de articular vereadores e comunidade em prol do sistema cooperativo. “Através dos Seminários discutiremos amplamente, em todo o Estado, formas de desenvolvimento econômico e social através do cooperativismo. O ramo Habitacional é um bom exemplo de como isso é possível” – declarou Aguiar, responsável pela coordenação dos Seminários. Após a realização dos encontros em cinco municípios, ocorrerá em Gramado o Seminário Geral de Adesão às Frencoops Municipais.
A primeira Frencoop formada este ano foi a de Porto Alegre, formalizada no dia 20 de maio, em reunião realizada na Ocergs. O vereador Besson, presidente da Frente na Capital, falou sobre a importância do cooperativismo como forma de “valorizar o que é nosso”, citando especificamente o caso das vinícolas gaúchas. Besson ainda destacou o trabalho realizado pela Ocergs. Segundo ele, “o Sindicato e Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul tem pessoas capacitadas, competentes e preparadas para orientar a população em todos os procedimentos necessários para a formação de uma cooperativa”.
O programa irá ao ar na segunda-feira, no Canal 16 da NET, às 20 horas.