Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs-Sescoop/RS reforça Luta Contra o Câncer Bucal

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS, juntamente com as cooperativas do Sistema Uniodonto em diversas cidades do Estado, promove novamente o Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal. A ação ocorrerá no dia 29 de maio, das 9h às 12h. Como no ano passado, serão realizados exames gratuitos, palestras educativas sobre auto-exame e as formas de detecção e prevenção do câncer bucal. Informações sobre endereços de clínicas da Uniodonto e locais de prevenção podem ser obtidos no telefone (51) 3225-7671.

O câncer bucal é o 8º tipo de câncer mais comum entre os homens e o 9º entre as mulheres. Se detectado precocemente tem quase 100% de cura. O auto-exame é um procedimento que as pessoas podem realizar em suas casas e que, quando bem feito, tem a virtude de ser o primeiro alerta da doença. O álcool e o fumo são fatores agravantes desta doença. O vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto, que também é cirurgião-dentista, lança um apelo às pessoas para que se previnam e que, pelo menos uma vez por ano, visitem o seu dentista.

O Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal é 30 de maio e foi instituído por projeto de lei de autoria do deputado e também dentista Adroaldo Loureiro.

Veja como prevenir o câncer bucal: