Ir para o conteúdo principal

Estratégias de competitividade e gestão são debatidas em Brasília

Representantes de cooperativas agropecuárias de todo o país e de unidades estaduais discutiram hoje as estratégias para aprimorar a gestão, por meio da utilização de indicadores e referenciais comparativos. Eles participam do II Seminário Nacional de Autogestão realizado pelo Sistema OCB, em Brasília, com a intenção de ampliar a competitividade do Ramo, em um mercado cada vez mais exigente. As discussões ocorrem em volta do tema Gestão por indicadores e Oportunidades de Intercooperação.

Durante a abertura do evento, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, disse que a segunda edição do seminário é uma grande oportunidade de alinhar processos e de traçar os rumos que as cooperativas pretendem seguir. Disse ainda que é importante que elas façam seu dever de casa, mantendo os investimentos em tecnologia e em capacitação, pois o resultado será o desenvolvimento do negócio cooperativo, especialmente em um cenário política e economicamente desfavorável.

Para ele, a cooperativa tem de assumir o papel de indutora de desenvolvimento, transformando informação em conhecimento e, posteriormente, em inovação, convertendo-se, assim, em um centro forte de confiança para seu cooperado.

Do Rio Grande do Sul, participam o superintendente técnico-operacional, Gerson Lauermann, além do gerente de Monitoramento, José Máximo Daronco e técnicos do setor, representando o Sistema Ocergs-Sescoop/RS. As cooperativas gaúchas participantes do evento são a Coagril, Coagrisol, Coasa, Languiru, Cotribá, Cotriel, Cotrifred, Cotripal, Cotrirosa, Cotrisel, FecoAgro/RS, Piá, RedeAgro e Garibaldi.

Conhecer a aplicação do processo de gestão por indicadores, dentro do programa de autogestão, nas cooperativas Brasileiras e conhecer as experiências bem-sucedidas em cooperativas de outros estados é o que buscamos aqui”, enfatizou Lauermann.

O caso da cooperativa gaúcha Piá foi apresentado aos participantes como sendo de sucesso em sua execução.

Experiência Alemã

Em seguida, foi assinado um acordo de cooperação internacional entre Sistema OCB e da Confederação das Cooperativas Alemãs, com o objetivo de viabilizar, no âmbito das cooperativas agropecuárias brasileiras, serviços de alta qualidade, de acordo com as necessidades de qualificação, fortalecimento da gestão, padronização de processos e potencialização de controles e resultados.

Christoph Plessow, representante da DGRV, disse que a experiência alemã poderá contribuir muito com o desenvolvimento das cooperativas agropecuárias, sobretudo em áreas como formação e capacitação, relação comercial e promoção de ações intercooperativas com a Alemanha.

Já o coordenador das ações a serem realizadas por meio do acordo de cooperação, Arno Boerger, ressaltou que as cooperativas brasileiras estão maduras em muitos processos e que podem aumentar sua capacidade de gerar resultado aos cooperados.

Não tenho dúvida de que temos muito a ganhar ao somarmos as nossas experiências, já que nosso desejo é o de contribuir com o cooperativismo brasileiro”.

Programação

Após a assinatura do acordo de cooperação internacional, os cerca de 300 participantes assistiram a duas palestras: Gestão por Indicadores e Referenciais Comparativos, ministrada pela mestra em Administração de Empresas e consultora, Fátima Toledo; e Cenário das Cooperativas Agropecuárias no programa de Autogestão, cuja explanação ficou a cargo de João Gogola Neto, coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sistema Ocepar.

Os cooperativistas tiveram um workshop sobre indicadores. O grupo foi dividido em quatro equipes que debateram, por segmento (leite, diversificados, café e grãos e insumos), suas especificidades. Em seguida, acompanharam a apresentação de três casos de sucesso (cooperativas: Holambra, Agrária e Piá) e assistiram a um talkshow com a participação de João Gogola e Fátima Toledo.

Com informações da Assessoria de Imprensa da OCB