Ir para o conteúdo principal

Cooperativismo de Transporte realiza Missão Técnica no Chile

Um grupo integrou a terceira missão de prospecção de boas práticas em cooperativismo de transporte e oportunidades de negócios participou, na semana de 17 a 21 de julho, no Chile, de uma série de reuniões e visitas técnicas, promovidas pela OCB. O objetivo é ampliar os acordos comerciais e, também, aperfeiçoar a melhoria da gestão das cooperativas, com base em iniciativas inovadoras a serem observadas pelos brasileiros. O diretor da Ocergs e presidente da Rede Transporte, Abel Moreira Paré, o presidente da cooperativa Vale Log, Adelar Steffler, a gerente executiva da Rede Transporte, Aline Possamai e a analista técnica de Monitoramento do Sescoop/RS, Tatiana Francisco, participaram da Missão.

Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a instituição está empenhada em apoiar as cooperativas brasileiras em sua inserção em mercados.

“Para isso, a Unidade Nacional, em parceria com as unidades estaduais, organiza missões comerciais e de benchmarking, como parte das atividades de promoção internacional do cooperativismo brasileiro”.

Os brasileiros já tiveram a oportunidade de conhecer a realidade do Paraguai e da Argentina, em 2015 e 2016, respectivamente, e a expectativa é de que, no ano que vem, os clientes uruguaios sejam os próximos a serem contatados.

O Chile é um dos principais parceiros comerciais do Brasil e um dos países latino-americanos com o maior Índice de Desenvolvimento Humano. Com um PIB de aproximadamente US$ 445 bilhões, o Chile é a quinta maior economia da América do Sul e quadragésima terceira do planeta.

Na segunda-feira (17), o grupo teve uma reunião com representantes da Embaixada do Brasil, no Chile, com a intenção de obter mais informações sobre o cenário político e econômico do país e, ainda, como está a relação comercial entre os governos dos dois países. À tarde, os brasileiros também tiveram uma reunião com a Confederação de Cooperativas do Chile, objetivando a visualização de oportunidades de intercooperação e negócios.

A programação da missão técnica incluiu, também, reuniões com a Confederação Nacional do Transporte de Cargas do Chile, com o Ministério da Economia, com a Câmara de Comércio Brasil-Chile, e, ainda, visitas à Comissão Nacional de Segurança do Trânsito, à uma operadora de comércio exterior, ao Porto de Valparaíso e a cooperativas de transporte de passageiros e cargas.