Ir para o conteúdo principal

Programa de Desenvolvimento de Gestores e Conselheiros Cooperativistas

Com a presença do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e do reitor da Univates, Ney José Lazzari, aconteceu no último dia 28 de julho, na Univates, em Lajeado, a aula inaugural do Programa de Desenvolvimento de Gestores e Conselheiros Cooperativistas, que tem como objetivos principais oportunizar uma visão sistêmica sobre o papel do conselheiro de cooperativa e aprimorar conhecimentos para o exercício pleno da função de conselheiro de cooperativa.

Em sua fala inicial Vergilio Perius frisou a importância do evento.

“Pretendemos preparar gestores e conselheiros de cooperativas para a tomada de decisões, promovendo a compreensão profunda sobre a função e as responsabilidades deles no negócio cooperativo”.

Ney José Lazzari destacou a importância das cooperativas para a economia do vale do Taquari e a participação da Univates neste contexto, destacando as parcerias já realizadas com o Sescoop/RS e a atuação regional da Universidade.

As aulas do Programa acontecem às sextas e sábados, com carga horária total de 88 horas, até o mês de dezembro de 2017. As disciplinas trabalhadas serão Cooperativismo, Governança cooperativista, Desenvolvimento regional, Mercado econômico, Inovação e criatividade, Gestão de pessoas, Gestão estratégica, Comunicação eficaz, Finanças, Marketing e Negociação.

Participaram da aula inaugural, além de Perius e Lazzari, o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, a coordenadora de Educação Continuada da Univates, Bernardete Bregolin Cerutti e a gerente do Escritório de Relações com o Mercado da Univates, Cristiani Reimers. O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, prestigiou a aula inaugural.

Estão inscritos e participaram da aula inaugural 35 associados das cooperativas Vale Log, Sicredi Região dos Vales, Sicredi Centro Serra RS, Languiru, Sicredi Vale do Rio Pardo, Cooperval, Cooperhab, Certaja, Sicredi União Metropolitana, Comatra e Unicred VTRP.