Ir para o conteúdo principal

Ocergs e FecoAgro/RS realizam Seminário Gaúcho de Gestão Estratégica de Cooperativas Agropecuárias

No intuito de debater a necessidade de aprimorar a gestão das organizações cooperativas em tempos de grandes desafios, a Ocergs e a FecoAgro/RS realizaram no dia 8 de agosto, na sede do Centro de Formação Profissional Cooperativista – CFPC, em Porto Alegre, evento que debateu a gestão estratégica das cooperativas agropecuárias, utilizando-se de ferramentas e métodos avançados que objetivam a manutenção do crescimento e o desenvolvimento consistente das atividades e dos negócios cooperativos. O Seminário contou, em sua abertura, com a presença e pronunciamento do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e do presidente da FecoAgro/RS e diretor-secretário da Ocergs, Paulo Pires.

Tendo como público-alvo diretores e gestores das cooperativas agropecuárias, responsáveis pelas definições e pelo desenvolvimento da gestão nas cooperativas, o evento teve como palestrantes profissionais da área de consultoria das empresas Partner e CMI, e do Instituto Superior de Administração e Economia – ISAE. O presidente da Partner Consulting, Rui Costa, abordou a profissionalização da gestão como estratégia de desenvolvimento e perenidade. Já o doutor Antonio Raimundo dos Santos, diretor do ISAE, trabalhou o tema Planejamento estratégico, diferencial de competitividade em tempos de crise. Por fim, os profissionais da CMI, Henri Kruser e Roberto Gavioli concluíram os trabalhos com o tema Dinâmica da negociação – O método da negociação de Harvard.

O presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, ficou satisfeito com a participação das cooperativas e avaliou como muito satisfatória a discussão do tema, que busca olhar para a sistematização da gestão através da análise de um conjunto de indicadores, um dos princípios do GDA – Programa de Autogestão das Cooperativas.

“Queremos ter o foco correto para o investimento e para a manutenção do crescimento das cooperativas. Dividimos esse tema em autogestão, gestão estratégica (planejamento estratégico) e a capacitação de conselheiros. Queremos cada vez mais dividir a responsabilidade com os donos das cooperativas, que são os associados. Queremos capacitá-los de uma forma mais democrática possível”, frisou Pires.

Participaram 57 associados e dirigentes das cooperativas Cotrisoja, Santa Clara, Coagrisol, Cooperoque, Piá, Cotrirosa, Comtul, Camnpal, Cotrijuc, Cotrisel, Cotricampo, Languiru, Cotribá, Caal, Cotrisul, Credcorreios e FecoAgro/RS, além de técnicos do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.