Ir para o conteúdo principal

Seminário reúne líderes do cooperativismo gaúcho em Porto Alegre

O historiador e professor doutor da Unicamp Leandro Karnal estará em Porto Alegre na manhã desta sexta-feira (18), para proferir palestra magna de abertura do seminário Gestão para Cooperativas, promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). O governador José Ivo Sartori participará da abertura do seminário, que reunirá líderes das principais cooperativas do Estado.

O encontro é parte de uma série de seminários regionais promovidos pela SDR, com o tema “Formação e Qualificação de dirigentes da Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar”. Os eventos organizados pelo Programa de Apoio e Desenvolvimento do Cooperativismo Gaúcho, coordenado pelo Departamento de Cooperativismo da SDR.

“O governo do Estado apoia a criação de redes de cooperativas para qualificar sua gestão, oferecendo equipes multidisciplinares para auxiliar a melhorar processos na produção, na comercialização, nos setores financeiro, contábil e social, entre outros. Também buscamos promover a educação cooperativista por meio de cursos e palestras como esta do professor Leandro Karnal”,

afirma o secretário Tarcisio Minetto.

A agenda desta sexta-feira ocorre das 9h às 17h, no auditório da Emater (Rua Botafogo, 1.051), com apoio de Emater, Sescoop/RS, Afusa, Irga e Vinícola Nova Aliança. As inscrições são para dirigentes de cooperativas e ainda podem ser feitas pelo telefone (51) 3218-3378, com Bruna.

O ciclo de seminários regionais de “Formação e Qualificação de dirigentes da Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar” se iniciou em julho e prossegue até novembro. Após o evento em Porto Alegre, estão previstos encontros em Santa Rosa (27/9), Ijuí (28/9), Frederico Westphalen (4/10) e Pelotas (11/10).

Programação

Local: auditório da Emater (Rua Botafogo, 1.051)

9h – Credenciamento

9h30min – Abertura oficial

10h – Palestra magna: “Gestão e Liderança”, com Leandro Karnal – Profº Dr. da Unicamp

Debatedores: Odacir Klein (Presidente do BRDE) e Tarcisio Minetto (Secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo)

12h – Almoço

13h30min – Talk show: Case – Unimed Central de Serviços, com Jorge Guilherme Robinson (Presidente Unimed Central de Serviços). Coordenação – Iberê de Mesquita Orsi – Secretário adjunto da SDR. Debatedores: Emerson Giacomelli (Presidente da Coceargs) e Paulo Abreu Barcellos (Presidente da Unicred Central RS)

14h30min – Talk show: Case do cooperativismo agropecuário, com Paulo Pires (Presidente da Fecoagro/RS e Diretor-secretário da Ocergs). Coordenação: Maria Helena Sartori – Secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos. Debatedores: Márcio Port (Vice-presidente do Conselho de Administração da Central Sicredi Sul/ Sudeste) e Gerson Lauermann (Superintendente Técnico-operacional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS)

15h30min – Coffee break

15h45min – Talk show: case do Cooperativismo do Paraná. Palestrante: Leonardo Boesche (Superintendente Sescoop/PR). Coordenação: Vergilio Frederico Perius (Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS). Debatedores: Gervásio Plucinski (Presidente da Unicafes/RS) e Jânio Vital Stefanello (Presidente da Fecoergs e diretor da Ocergs)

17h – Encerramento

Com informações da assessoria de imprensa da SDR