Ir para o conteúdo principal

5° Seminário Contabilidade do Setor Cooperativo atrai grande público

O 5° Seminário Contabilidade do Setor Cooperativo, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), por meio da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo, com apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, reuniu cerca de 140 profissionais e estudantes de contabilidade, nesta sexta-feira, 18 de agosto, no auditório da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop. Na abertura, o contador Aristeu Costa dos Santos, coordenador da comissão, cumprimentou os presentes e agradeceu o apoio à realização do evento.

O gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e integrante da Comissão de Estudos do Setor Cooperativo do CRCRS, José Máximo Daronco, falou em nome do presidente do Sistema Ocergs-Secoop/RS, Vergilio Persius, e destacou a importância do seminário para o debate dos principais temas da área contábil no setor cooperativo.
O vice-presidente de Registro, Ricardo Kerkhoff, que representou o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, destacou o papel das Comissões de Estudos do Conselho. Segundo ele, as comissões contam com a contribuição voluntária dos profissionais que discutem temas específicos das diferentes áreas da contabilidade, com vistas a qualificar os pleitos da classe contábil.

No painel ICPC 14 – Cotas de cooperados em entidades cooperativas e instrumentos similares, o debatedor José Máximo Daronco atualizou informações sobre o assunto e ressaltou que a publicação da nova norma será precedida por um período em torno de 30 dias de audiência pública. O contador e membro do Comitê Contábil/Tributário da OCB, Dorly Dickel, também integrante da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo, foi o primeiro painelista a falar. Entre outros aspectos, ele abordou a classificação do capital social e a possibilidade de sua reclassificação, caso vingue a ICPC 14. Já a contadora e professora da Escoop, Paola Richter Londero, lembrou que a discussão sobre a ICPC 14 se estende desde o ano de 2004. Paola trouxe informações sobre o cenário internacional, no qual a preocupação está focada no impacto da norma e a busca de possíveis soluções.

Na segunda metade da manhã, o contador Ciro Weber, membro da Comissão de Estudos de Contabilidade do Setor Cooperativo do CRCRS, ministrou palestra sobre Análise de Riscos x Qualidade da Informação Contábil, destacando a importância de um sistema de avaliação de risco capaz de assegurar consistência às informações contábeis.

Na parte da tarde, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, agradeceu aos presentes e a iniciativa do grupo e do CRCRS em promover o Seminário. Na palestra Aspectos Polêmicos da Tributação das Sociedades Cooperativas, com o advogado Rafael Lima Marques, foram abordados os diversos pontos que chamavam a atenção no projeto de lei. Marques afirmou que para atender a essas novas regras, é preciso se prevenir. “A melhor forma é as entidades constituírem áreas de compliance, com profissionais capacitados. Se houver alguma questão a se discutir, buscar fontes confiáveis. Não deixar para depois”, concluiu o advogado.

No painel EDF-Reinf, com a auditora-fiscal da Receita Federal, Alexsandra Basso, foi mostrado o novo formato da plataforma de envio de informações e explicado as mudanças que os profissionais terão que se adaptar. “A partir do dia 1º de janeiro de 2018, caso o faturamento da pessoa jurídica no ano de 2016 tenha sido superior a R$ 78 milhões, deve ser cumprida a obrigação prevista no caput. Caso o faturamento tenha sido inferior a este valor, deve-se observar a data de envio a partir do dia 1º de julho de 2018”.

Alexsandra também ressaltou que a EFD-Reinf deverá ser transmitida ao Sped mensalmente até o dia 20 do mês subsequente ao que se refira a escrituração, observado o disposto no parágrafo único do art. 2º (IN 1701/17).

Além das palestras, o público também acompanhou o sorteio de dez exemplares do livro “Impacto Econômico e Social das Cooperativas Agropecuárias: Evidenciação pela Demonstração do Valor Adicionado”, da autora Paola Richter Londero, que foram entregues aos contemplados.

Fonte: Assessoria de Imprensa do CRCRS