Ir para o conteúdo principal

Ocergs realiza terceira etapa do Seminário das Frencoops municipais

A Ocergs recepciona vereadores de toda a região do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, em Erechim, no dia 25 de agosto, a partir das 9 horas.

Na oportunidade, a organização cooperativa fará uma explanação sobre a Expressão do Cooperativismo Gaúcho e apresentará aos vereadores como auxilia na articulação para a criação das frentes junto aos legislativos municipais. Na oportunidade, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, palestrará aos presentes, bem como o coordenador jurídico do Sistema, Tiago Machado.

Na sequência, palestrarão os presidentes das cooperativas Cotrel e Sicredi Norte RS/SC, Luiz Gonzalves Paraboni Filho e Adelar José Parmeggiani, respectivamente, e o diretor administrativo da Unimed Erechim, Luiz Felipe Barreneche Leães, com os cases “Sua Cooperativa e os desafios para a sua região”.

Entenda o que são as Frencoops

As Frencoops trabalham em conjunto com o sistema cooperativista na promoção do desenvolvimento sustentável pela cooperação e seguem os valores do cooperativismo. Buscam aperfeiçoar e complementar a legislação que envolve matérias de interesse do cooperativismo, apoiando e agilizando projetos que visem ao desenvolvimento e fortalecimento do setor.

Outra vertente da Frencoop, alicerçada na função primordial dos legisladores, é a de fiscalizar os atos do Poder Executivo que dizem respeito ao cooperativismo, discutindo, acompanhando e sugerindo medidas que permitam seu desenvolvimento.

Programação:

9h – Recepção, coffee-break e credenciamento

9h30 – Abertura

9h45 – “A Expressão do Cooperativismo Gaúcho” – Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS

10h15 – “A importância das Frencoops Municipais” – Tiago Machado, coordenador do departamento jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS

10h30 – Cooperativas – Ações locais em favor do Cooperativismo