Ir para o conteúdo principal

Seminário das Frencoops em Erechim reuniu vereadores da região do Alto Uruguai do RS

Dezenas de vereadores participaram no dia 25 de agosto da terceira etapa dos Seminários das Frencoops municipais 2017, realizado em Erechim. O evento teve como objetivo demonstrar a importância socioeconômica do setor cooperativo do Rio Grande do Sul para os vereadores da região do Alto Uruguai.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, apresentou números e dados que demonstram a importância do cooperativismo no Rio Grande do Sul. “A boa política começa nas comunidades. Queremos fazer um pacto de filosofia cooperativa, de comprometimento cooperativo com vocês, vereadores, representantes das comunidades, para que vocês compreendam o que é uma cooperativa e qual a sua importância para o desenvolvimento econômico e social da sua região”, concluiu.

O coordenador jurídico do Sistema, Tiago Machado, abordou aspectos relevantes no que diz respeito ao funcionamento das frentes parlamentares de apoio ao cooperativismo no âmbito das Câmaras municipais de vereadores, bem como a sua instalação e procedimentos para o funcionamento.

Na sequência, o assessor de governança corporativa da Unimed Erechim, Rubem José Munaretto, a gerente de relacionamento da Unimed Erechim, Alessandra Sonda, o presidente do Sicredi Norte RS/SC, Adelar José Parmeggiani, e o presidente da Cotrel, Luiz Gonzalvez Paraboni Filho, apresentaram os cases de suas respectivas cooperativas, suas trajetórias, desafios, conquistas e  contribuições para o desenvolvimento das comunidades em que atuam.

As Frencoops trabalham em conjunto com o sistema cooperativista na promoção do desenvolvimento sustentável pela cooperação e seguem os valores do cooperativismo. Buscam aperfeiçoar e complementar a legislação que envolve matérias de interesse do cooperativismo, apoiando e agilizando projetos que visem ao desenvolvimento e fortalecimento do setor. Outra vertente da Frencoop, alicerçada na função primordial dos legisladores, é a de fiscalizar os atos do Poder Executivo que dizem respeito ao cooperativismo, discutindo, acompanhando e sugerindo medidas que permitam seu desenvolvimento.

Participaram 36 vereadores dos municípios de Aratiba, Barão do Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul, Campinas do Sul, Erebango, Erechim, Estação, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Machadinho, Marcelino Ramos, Paulo Bento, Sananduva, São Valentim, Tapejara, Viadutos. E ainda, cerca de 60 convidados e representantes de cooperativas.

Estiveram presentes também o presidente da Câmara Municipal de Erechim, Alessandro Dal Zotto, a deputada estadual integrante da Frencoop/RS, Zilá Breintenbach, o prefeito municipal Luiz Francisco Schmidt, o deputado estadual membro da Frencoop/RS, Altemir Tortelli e os representantes dos deputados estaduais Vilmar Zanchi e Sérgio Turra, Antuir Pansera e Pedro Polese, respectivamente.