Ir para o conteúdo principal

Workshop debate normas contábeis e tributárias do ramo Transporte

Apresentar os conceitos, fundamentos e aplicabilidade dos manuais Contábil e Tributário do ramo Transporte. Com essa proposta, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS realiza nesta segunda-feira (28/8), no auditório da Casa da Ocergs, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o Workshop – Manual Contábil e Tributário do Ramo Transporte, direcionado a dirigentes, assessores e profissionais da contabilidade de cooperativas de Transporte.

Na abertura do evento, o coordenador nacional do ramo Transporte, presidente da Rede Transporte e diretor da Ocergs, Abel Paré, falou sobre o crescimento do setor.

“Não é por acaso que dentro do sistema as cooperativas de Transporte são algumas das que mais crescem”.

Segundo o diretor da Ocergs, as cooperativas do ramo ocupam cada vez mais um lugar de destaque no mercado de transporte de cargas e passageiros.

Para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o crescimento do ramo Transporte está inserido dentro cenário positivo do cooperativismo gaúcho, que pode ser percebido através dos números consolidados da Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2017. “Em 2016, o ótimo desempenho do cooperativismo gaúcho se reflete no crescente aumento dos ingressos, que chegaram a R$ 41,2 bilhões, o que representa um crescimento de 14,22% em relação a 2015”, disse Perius.

As 56 cooperativas de Transporte do RS congregam 7,2 mil associados e 212 empregados. De acordo com o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, há necessidade das cooperativas do ramo se unirem em um sistema para gerar economia coletiva. “Quando se compra coletivamente em escala consegue-se reduzir o preço do produto, insumo ou serviço”, complementa.

Segundo o diretor técnico-operacional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson Lauermann, as cooperativas devem buscar um modelo de gestão profissional e eficiente. Nesse sentido, o dirigente ressalta a organização do ramo Transporte. “O ramo Transporte é exemplo para o Brasil pelo seu modelo de organização”, afirma Lauermann.

Na sequência, o contador e auditor, Dorly Dickel, explanou sobre os conceitos, fundamentos e aplicabilidade dos manuais Contábil e Tributário do Ramo Transporte. Segundo Dickel, a elaboração dos manuais é um trabalho que foi desenvolvido durante um ano e meio, e contou com a participação do Grupo Técnico do ramo Transporte do Sistema OCB. Ao todo, foram realizadas visitas técnicas em 13 cooperativas de cargas e passageiros em dez Estados da Federação, com mapeamento quantitativo e qualitativo.

Dickel destaca que o Manual Contábil tem como objetivos o cumprimento adequado das normas de contabilidade; a padronização das práticas contábeis; cumprimento das Normas Brasileiras de Contabilidade (IFRS); padronização das demonstrações contábeis e favorecer a análise comparativa dos indicadores econômico/financeiros; apuração correta do resultado de atos cooperativos separadamente dos atos não cooperativos e a consolidação dos números/balanço combinado.

Quanto ao Manual Tributário, os objetivos são: cumprimento adequado das normas tributárias; apurar e recolher dos tributos efetivamente devidos; segurança jurídica, evitando contingências tributárias; defesa perante órgãos governamentais e orientação dos dirigentes, conselheiros e contabilistas.

Entre os participantes, estão presentes representantes de cooperativas gaúchas, do nacional e dos Estados de Rondônia e Amazonas. O Workshop prossegue durante a tarde, quando serão tratados temas como aplicação da CPC 1.000; marco regulatório da padronização contábil; segregação dos Atos Cooperativos e Atos não cooperativos; base de cálculo dos tributos e contribuições, entre outros assuntos.

Os manuais Contábil, Tributário e Operacional para cooperativas de transporte de cargas e de passageiros está disponível em versão digital para download no site do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.