Ir para o conteúdo principal

Expoclara 2018 é lançada oficialmente

O melhor do rebanho dos associados da Cooperativa Santa Clara estará em evidência em 2018, quando ocorre a 11ª edição da Exposição de Gado Leiteiro, Máquinas e Produtos, a Expoclara. Para promover mais uma edição, foi iniciada a contagem regressiva para a exposição através do lançamento oficial na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto. A solenidade reuniu produtores associados, autoridades e imprensa na Casa da Ocergs, durante a 40ª Expointer, em Esteio.

A importância do evento esteve presente na fala do presidente da Cooperativa, Rogerio Bruno Sauthier. “Os associados são as pessoas de maior importância para a Cooperativa. Precisamos seguir Plantando o Bem para colher os frutos no futuro, e exemplo disso é a realização da Expoclara”, afirmou.

A 11ª Expoclara acontecerá de 3 a 6 de maio de 2018, na Fenachamp, em Garibaldi, e contará com julgamento de gado leiteiro, exposição de máquinas e equipamentos agrícolas e atrações artísticas e culturais.

A Expoclara é uma vitrine do gado leiteiro, e a Cooperativa Santa Clara sempre esteve preocupada com o melhoramento genético dos animais. A exposição completa 20 anos em 2017 e é uma das principais mostras de gado do interior do Estado. A expectativa para a próxima edição é a participação de 80 expositores, 200 animais das raças Jersey e Holandês e 30 mil visitantes.

O diretor da 11ª Expoclara, José Dotta, destacou que a exposição é uma forma de o produtor mostrar a qualidade do seu rebanho, se profissionalizar através das palestras técnicas e ainda fazer parcerias. “A Expoclara tornou-se um evento de negócios, profissionalização e troca de experiências”, ressaltou.

A Expoclara Cultural, que acontece paralelo às exposições de gado leiteiro e máquinas e implementos, contará com os shows de Guri de Uruguaiana e do cantor João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo, além da apresentação da peça teatral “Uma aventura urbana” e shows regionais. O conceito do projeto Plantando o Bem irá nortear todas as atividades da Expoclara Cultural.

Mais informações sobre a Expoclara podem ser obtidas no site no endereço www.coopsantaclara.com.br/expoclara.

Convênio com a Embrapa

Durante o lançamento da 11ª Expoclara foi renovado o Termo Aditivo de Cooperação Técnica entre a Cooperativa Santa Clara e Embrapa, que estará em vigor até o ano de 2019. O documento foi assinado pelo presidente da Cooperativa, Rogerio Bruno Sauthier, e pelo chefe-geral Embrapa Clima-Temperado – Pelotas, Clenio Nailto Pillon.

Segundo Pillon, a parceria entre a Embrapa e a Santa Clara já está consolidada e mostra a importância da pesquisa no melhoramento na qualidade da produção leiteria.  “As parcerias entre o público e privado vem dando certo, e prova disto, é o trabalho desenvolvido conjuntamente entre as entidades em benefício da qualidade do leite”, enfatizou.

Termo com o Governo do Estado

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Cooperativa Santa Clara assinaram o Termo de Cooperação Técnica, que tem por objetivo executar ações da certificação de propriedades fornecedoras de leite livres de tuberculose e brucelose vinculadas à Cooperativa. O documento foi assinado pelo presidente da Cooperativa, pelo governador do Estado, José Ivo Sartori, e pelo secretário Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo. “Esse é um marco muito importante porque sem sanidade não há credibilidade para o produto”, ponderou Sartori.

A solenidade de lançamento oficial contou também com a presença do secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, e do diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto.

Pronunciamentos

O trabalho desenvolvido e os valores primados pela Santa Clara foram enaltecidos pelo diretor Administrativo e Financeiro da Cooperativa, Alexandre Guerra. “A Santa Clara é uma Cooperativa comprometida com os seus associados. Estamos construindo uma indústria de laticínios em Casca, que será concluída no segundo semestre de 2018”, destacou.

O papel das cooperativas para o desenvolvimento econômico foi enfatizado pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius. “O trabalho realizado pelas cooperativas e seus associados agregam valor para toda a sociedade. Hoje são aproximadamente 70 mil famílias que produzem leite no Estado, e parte destas cofiam no trabalho desenvolvido pelas cooperativas”, ressaltou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Santa Clara