Ir para o conteúdo principal

Cooperativas estão entre as Melhores e Maiores do Brasil

O cooperativismo é um modelo econômico e social que gera e distribui riqueza de forma proporcional ao trabalho de cada associado. E as cooperativas do Rio Grande do Sul, mais uma vez, mostram sua força e expressão ao figurarem no ranking Melhores & Maiores: as 1000 maiores empresas do Brasil, divulgado pela revista Exame.

A publicação ranqueia os destaques de vários segmentos da economia, segundo seus resultados financeiros, referentes ao exercício de 2016. A Exame listou dezenas de cooperativas entre as empresas que tiveram o melhor desempenho no ano passado (clique aqui para ver as listas).

Entre as representantes do Estado, figuram na relação das 1000 maiores em vendas, a Unimed Porto Alegre (284ª posição), Cotrijal (425ª posição), Cotrisal (482ª posição), Languiru (522ª posição), Cosuel – Dália Alimentos (555ª posição), Cotripal (577ª posição), Coopatrigo (612ª posição), Cotriel (680ª posição), Cotrijuc (730ª posição), Coagrisol (748ª posição), Coopermil (759ª posição), Cotrisel (788ª posição), Cotricampo (789ª posição), Camnpal (799ª posição) e Cotrisul (854ª posição).

No ranking das 400 maiores do Agronegócio, 15 cooperativas gaúchas marcam presença: Cotrijal (101ª posição), Cotrisal (116ª posição), Languiru (133ª posição), Cosuel – Dália Alimentos (145ª posição), Cotripal (154ª posição), Coopatrigo (164ª posição), Cotriel (191ª posição), Cotrijuc (201ª posição), Coagrisol (204ª posição), Coopermil (210ª posição), Cotrisel (224ª posição), Cotricampo (225ª posição), Camnpal (227ª posição), Cotrisul (246ª posição) e Caal (380ª posição).

O Sicredi também ocupa posição de destaque no levantamento da revista Exame. Entre os 200 maiores grupos, a instituição financeira cooperativa com 3,5 milhões de associados aparece na 46ª posição; e na relação de 15 Indicadores setoriais – mercado financeiro – gestores de fundos de investimento, o Sicredi aparece no 14° lugar.

A Unimed consolida sua presença entre as 50 maiores seguradoras – por prêmios emitidos líquidos, ocupando com a Unimed Seguros Saúde e Unimed Seguradora, a 22ª posição e 43ª posição, respectivamente.

100 maiores – Região Sul

A relação das 100 maiores empresas da Região Sul também conta com a presença de representantes do cooperativismo gaúcho. A Unimed Porto Alegre aparece na 40ª posição e as cooperativas agropecuárias Cotrijal (62ª posição), Cotrisal (76ª posição), Languiru (84ª posição), Cosuel – Dália Alimentos (92ª posição) e Cotripal (95ª posição) também integram o seleto grupo.

Segundo o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, a presença das cooperativas gaúchas reflete o bom momento do movimento cooperativista no Rio Grande do Sul. “A força do movimento cooperativo gaúcho se consolida e se reafirma ano após ano. Em 2016, as cooperativas gaúchas apresentaram crescimento de 14,22% em relação ao ano anterior e registraram faturamento de R$ 41,2 bilhões. Mesmo diante de sinais claros do processo de desaceleração do cenário econômico interno em 2016, o sistema cooperativista gaúcho continua atuando como agente propulsor de desenvolvimento econômico e social do Estado, com investimentos em setores fundamentais da economia”, afirma.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o destaque desta edição fica por conta do reposicionamento das cooperativas que já integravam os rankings, bem como a entrada de novas cooperativas. “O que nos chamou bastante a atenção foi o reposicionamento das cooperativas que já faziam parte dos rankings divulgados pela Exame e, também, a entrada de novos representantes dos ramos Agropecuário e Saúde nas listas. Em média, as cooperativas subiram 20 posições. Isso é o sinal claro de que, mesmo com a crise política, com seus sérios reflexos econômicos, as cooperativas mostram que são a melhor forma de incluir as pessoas e de contribuir com o desenvolvimento do País de maneira justa, equilibrada e sustentável”, avalia o presidente do Sistema OCB.

Modelo

O cooperativismo está presente em todo o País, gerando oportunidades de inserção econômica e social a milhares de brasileiros. É um modelo de negócios empreendedor, diferenciado, que visa especialmente à qualidade de vida dos cooperados, seus familiares e empregados de cooperativas.

De acordo com levantamentos da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), atualmente existem 13,2 milhões de associados, vinculados às mais de 6.650 cooperativas que geram cerca de 380 mil empregos diretos no País. Se forem consideradas as famílias desses cooperados, é possível afirmar que, em todo o Brasil, cerca de 50 milhões de pessoas estão ligadas ao movimento cooperativista.

Em escala global, a Aliança Cooperativa Internacional afirma que já passa de 1 bilhão de pessoas o número daqueles que fazem da cooperação uma prática diária. A entidade também informa que o movimento cooperativista mundial gera, direta ou indiretamente, mais de 250 milhões empregos.

Publicação

Criado há mais de 40 anos pela Editora Abril, o anuário tornou-se o mais amplo e confiável retrato do ambiente empresarial brasileiro. O levantamento se fundamenta no balanço das empresas, relativo ao exercício anterior, além de dados oficiais.

As empresas ranqueadas foram avaliadas conforme critérios de excelência empresarial, desenvolvidos pelo ranking Melhores & Maiores: uma ponderação de resultados obtidos em crescimento das vendas, lucro, patrimônio, rentabilidade, capital circulante líquido, liquidez geral, endividamento, riqueza criada, número de empregados, riqueza criada por empregado, controle acionário e EBITDA, abreviatura da expressão inglesa que significa lucro antes de descontar os juros, os impostos sobre o lucro, a depreciação e a amortização.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Sistema OCB