Ir para o conteúdo principal

Ocergs encaminha programa de incentivo para investimentos em Assistência Técnica e Extensão Rural

A Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) e a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) estão encaminhando através da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), a marcação de uma audiência com a Secretaria da Fazenda (Sefaz). O objetivo é dar andamento – junto com a SDR e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) -, ao programa de incentivo para investimentos em Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que visa estimular a execução de serviços privados de Ater no Rio Grande do Sul.

A pauta fez parte da reunião da Câmara Temática do Leite da Ocergs, realizada nesta terça-feira (19/9), no Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre, que contou com a presença do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; superintendente técnico-operacional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS; Gerson Lauermann; presidente da Languiru, Dirceu Bayer; presidente da Piá, Jeferson Smaniotto; presidente do Conselho de Administração da Cosuel – Dália Alimentos, Gilberto Piccinini; presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier; diretor Administrativo e Financeiro da Santa Clara, Alexandre Guerra; e o vice-presidente da CCGL, Darci Hartmann

O incentivo fiscal do presente programa se dará através de compensação do ICMS devido pelas cooperativas agropecuárias equivalente a 50% do valor investido em Assistência Técnica e Extensão Rural, desde que devidamente comprovado o investimento. O desafio é proporcionar condições de aumento de produtividade e qualidade, a partir dos investimentos realizados pelas cooperativas em Assistência Técnica e Extensão Rural. Em 2016, as cooperativas investiram R$ 88 milhões em Ater.

A ação proposta pela Ocergs integra a matriz de ações transversais e está inserida dentro da Plataforma de Políticas Públicas – Fomento do Investimento e Desenvolvimento das Cooperativas Gaúchas.