Ir para o conteúdo principal

Cecoop avalia cenários da produção de trigo e tributação de cooperativas da agricultura familiar

Os cenários e as dinâmicas de produção e comercialização de trigo pelas cooperativas brasileiras e questões tributárias envolvendo cooperativas da agricultura familiar estiveram na pauta de reunião do Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop), no dia 03/10, na sede da Escoop, em Porto Alegre. O presidente do Cecoop e secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, lembrou que o Estado precisa buscar mercado externo para comercializar os excedentes, impactando as cooperativas. “O Rio Grande do Sul tem consumo de trigo aquém da oferta de produção”.

Convidado a participar do encontro, o chefe geral da Embrapa Trigo, Osvaldo Vasconcelos Vieira destacou que a instituição realiza trabalho em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) para potencializar a cultura do trigo e atender à demanda nacional. Conforme Vieira, o Brasil consome cerca de 12 milhões de toneladas de trigo/ano.

Como alternativa, apresentou cenários que permitiriam aumentar a produção. Em um dos exemplos, o plantio de trigo ocuparia 1/3 das áreas de soja e milho primeira safra e apenas nos locais onde já se cultiva trigo, com potencial produtivo de 14,2 milhões de toneladas. Conforme Vieira, pesquisa com as cooperativas mostra que elas entendem que o aumento da área de trigo depende de ações específicas das cooperativas.

Após debate sobre a triticultura, o presidente da Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi (Coopeg), Jorge Mariani, compartilhou informações sobre dificuldades enfrentadas pela organização, que tem cerca de 30 associados agricultores familiares, que se dedicam à produção orgânica certificada. Mariani salientou que questões tributárias são limitadoras para o crescimento da cooperativa de pequeno porte. “Não existe lei que diferencie nossa cooperativa das grandes”, afirmou.

O secretário Minetto solicitou à Coopeg o encaminhamento de solicitação oficial para que o Cecoop possa dar andamento às reivindicações junto ao governo do Estado. “Esse é o objetivo do Cecoop, ouvir as cooperativas e dar ressonância às questões relevantes”, frisou.

Ao final do encontro, o secretário Minetto se reuniu com o presidente da Embrapa Trigo, que colocou a instituição à disposição do Estado para parcerias.

Além de representantes dos diferentes ramos do cooperativismo e de secretarias de Estado, participaram da reunião do Cecoop o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; e o diretor de Cooperativismo da SDR, Lino Hamann.

Texto: Itamar Pelizzaro/SDR