Ir para o conteúdo principal

Cooperativas debatem a intercooperação em busca de estratégias conjuntas de desenvolvimento

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS realiza, nos dias 05 e 06 de outubro, em Nova Petrópolis, o 5º Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas, no Centro de Eventos Municipal. Com o intuito de discutir o papel da intercooperação no desenvolvimento do cooperativismo gaúcho, o evento é dirigido aos presidentes e executivos das cooperativas, com a participação de renomados conferencistas que tratarão de temas cruciais à intercooperação, relacionados à Liderança Estratégica e Ética nas organizações, bem como a apresentação de exemplos bem-sucedidos e a prospecção de oportunidades de cooperação entre cooperativas.

Na dinâmica do Epecoop, está prevista a discussão em grupos de trabalho para analisar e propor novas estratégias de cooperação entre as cooperativas gaúchas. Os temas propostos são Compras em Comum (Varejo), Compras em Comum (Medicamentos), Vendas em Comum, Transporte e Logística, Industrialização em Comum, Compartilhamento de Soluções Tecnológicas e Prestação de Serviços. Durante o evento, serão apresentados exemplos bem-sucedidos de casos de intercooperação das cooperativas gaúchas, como os da Cooperativa Central de Leite Ltda. (CCGL), Redeagro, Confederação Sicredi, Unimed Central de Serviços, Fecoergs, Nova Aliança e Rede Transporte.

Para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o 5º Epecoop é a oportunidade para a prospecção de oportunidades de cooperação entre cooperativas. “Dessa forma, marcamos posição no sentido de que a Intercooperação seja um projeto perene do Sistema Ocergs-Sescoop/RS a ser impulsionado pelas entidades que o compõem e pelas cooperativas gaúchas”, ressalta Perius. O presidente lembra ainda que a construção de parcerias estratégicas entre as cooperativas passa a ser um instrumento efetivo de seu contínuo desenvolvimento e se apresenta como uma estratégia de competitividade num ambiente econômico desafiador e marcado pela necessidade constante de inovação.

Cooperativas centenárias

Dentro da programação do evento, a Ocergs reunirá na noite do dia 5 autoridades estaduais em um jantar de confraternização, com a participação do governador do Estado, José Ivo Sartori. Na oportunidade, seis cooperativas com mais de 100 anos de atividades no Rio Grande do Sul serão homenageadas pelo governo do Estado.

As informações sobre inscrições, hospedagem e programação podem ser acessadas no endereço www.sescooprs.coop.br/epecoop.

Programação

5 de outubro – Quinta-feira

13h30 – Abertura

14h – Palestra Liderança Estratégica

Scott Taylor – Professor de Comportamento Organizacional na Babson College (Estados Unidos), pesquisador do Laboratório de Pesquisa de Coaching da Case Western Reserve University e membro do Consórcio de Pesquisa em Inteligência Emocional em Organizações (CREIO)

15h – Painel: Cases de Intercooperação

CCGL – Redeagro

Confederação Sicredi

Unimed Central – Fecoergs

Nova Aliança – Rede Transporte

16h – Intervalo

16h30 – Grupos de Trabalho

1 – Compras em Comum (Varejo)

2 – Compras em Comum (Medicamentos)

3 – Vendas em Comum

4 – Transporte e Logística

5 – Industrialização em Comum

6 – Compartilhamento de Soluções Tecnológicas

7 – Prestação de Serviços

20h30 – Jantar de Confraternização

6 de outubro – Sexta-feira

9h – Painel: Conclusões dos Grupos e Encaminhamentos

10h – Intervalo

10h30 – Palestra Ética e Cooperativismo

Eduardo Gianetti – Economista e cientista social, PhD em Economia pela Universidade de Cambridge (1987). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando em temas como Filosofia e Teoria Econômica, História do Pensamento Econômico, Economia do Bem-Estar, Ética e Economia.