Ir para o conteúdo principal

Alunos do MBA da Escoop realizam viagem de Estudos na Alemanha

Uma comitiva de 16 alunos da turma de MBA – Gestão Estratégica do Agronegócio, da Escoop iniciou nesta segunda-feira (9/10) uma viagem de estudos pela Alemanha, um dos países de maior expressão do cooperativismo no mundo. A viagem faz parte da disciplina “Vivências do Cooperativismo” e marca a conclusão do curso, cuja oportunidade decorre do projeto de cooperação mantido pelo Sescoop/RS e a Confederação das Cooperativas Alemãs (DGRV).

O diretor-geral da Escoop, Derli Schmidt, que acompanha os alunos até o dia 15 de outubro, defende que essa é uma ótima oportunidade de os alunos conhecerem mais sobre cooperativismo alemão através de exemplos de sucesso de cooperativas de diversos ramos, para alinhar teoria e prática e voltar com ideias para aplicar em suas cooperativas. Nos próximos dias, os alunos percorrerão mais de 1.000 quilômetros conhecendo cooperativas, academias e federações alemãs.

O primeiro dia já foi movimentado. Na Universidade de Hohenheim, em Sttutgart, a melhor da Alemanha na área de pesquisas agrícolas e que possui um centro de pesquisas do cooperativismo, as doutorandas Isabel Adams e Senta Breuning apresentaram a universidade e como é o financiamento e estrutura do centro de pesquisa, considerado por elas um elo muito importante entre a pesquisa e a prática. E ainda, o contexto geral do cooperativismo e setor agrícola atual da Alemanha e os principais desafios encontrados.

À tarde, também em Sttutgart, os alunos conheceram a Federação Regional das Cooperativas Alemãs (BWGV) com apresentação do conselheiro de supervisão, Ulrich Werner, sobre a origem, a relevância do cooperativismo na economia da Alemanha e seu crescimento sustentável, seus princípios e a relação econômica e organizacional da federação com as cooperativas.

“Sou um apaixonado pelo cooperativismo. Ele é um dos melhores produtos que temos para exportar porque ele conjuga o econômico e social e porque garante confiança ao associado e ao consumidor, algo muito valioso nos dias atuais”,

afirmou.

Também na Federação, a supervisora de relações públicas da Geno Hauss, Katharina Recke, apresentou a cooperativa dedicada à comercialização de carnes, as vantagens que a cooperativa traz para os associados, a melhoria na cadeia de comercialização e produção, os números atuais das cooperativas, além da contextualização histórica do surgimento das cooperativas no país e os programas de qualidade. O dia encerrou com a visita na cooperativa vinícola Felsengartenkellerei Besigheim, em Hessigheim, uma indústria de vinho na área de captação. O diretor da cooperativa, que recebeu em 2013 o Prêmio de melhor cooperativa vinícola da Alemanha, em Berlim, apresentou os números da cooperativa, as uvas que produzem, como é o processo de maturação da uva e os sistemas utilizado.

O supervisor da Cotripal, Elbio Schneider, disse que a viagem serve para verificarmos in loco as vivências nas cooperativas da Alemanha, sejam elas do agronegócio ou não.

“Minha expectativa está sendo superada, a viagem está ótima, temos escutado muito sobre a força do cooperativismo, da união de forças, de fusões de cooperativas, enfim, quanto maior, mais força”,

analisou. Outro ponto que chama a atenção aqui são os problemas que as cooperativas estão enfrentando, sejam elas singulares ou centrais, que são problemas iguais ao Brasil: sucessão familiar e a gestão da propriedade.

No segundo dia os alunos conheceram a OGA Nordbaden, uma das maiores cooperativas da Alemanha, que faz venda e comercialização no ramo de hortifrutigranjeiros. O diretor executivo da cooperativa, Hans Lehar, apresentou a cooperativa, seu faturamento, a área de atuação, o tamanho das propriedades dos associados que produzem dentre outros produtos aspargos, framboesas, morangos, etc. O dia encerrou com a visita à DGV (Academia das Cooperativas Alemãs), que fica no castelo de Montabaur. O engenheiro econômico, gerente de produtos responsável pela coordenação nacional da capacitação e projetos internacionais da academia, Stefan Daferner, apresentou a academia especializada em capacitação de executivos das cooperativas alemãs, sua estrutura, valores, estratégias que trabalham na área de liderança, marketing e vendas.

Acompanham os alunos o diretor do projeto de cooperação da DGRV com o Brasil, Arno Boerger e a tradutora Cristine Schmelzer. As cooperativas participantes da viagem são a Cotrijuc, Cotripal, Cotrirosa, Coopermil, Camnpal, Cotricampo, FecoAgro/RS e Uergs – Campus Erechim.

Da Alemanha, Rafaeli Minuzzi – jornalista do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.