Ir para o conteúdo principal

Viagem de estudos na Alemanha encerra com visita à DGRV

Entre os dias 9 e 15 de outubro, a comitiva de 16 alunos da turma de MBA – Gestão Estratégica do Agronegócio, da Escoop realizou uma viagem de estudos pela Alemanha. A viagem faz parte da disciplina “Vivências do Cooperativismo” e decorre do projeto de cooperação mantido pelo Sescoop/RS e a Confederação das Cooperativas Alemãs (DGRV). Após conhecerem mais sobre o cooperativismo alemão, através de visitas a cooperativas, universidades e federações, os alunos deverão escrever um artigo sobre a viagem para que recebem o certificado de conclusão do curso, que teve início em outubro de 2015.

Após visitarem a Universidade de Hohenheim, a Federação Regional das Cooperativas (BWGV), a cooperativa vinícola Felsengartenkellerei Besigheim e a de hortifrutigranjeiros OGA Nordbaden, além da Academia das Cooperativas Alemãs (ADG), o terceiro dia de viagem (11/10) começou em Kastellaun, em uma das cinco unidades da cooperativa agrícola Raiffensen Hunsrück, que existe desde 1999 e trabalha com área de captação, agricultura e estão em constante expansão pelas áreas dos mercados Raiffensen, materiais de construção, energia e postos de gasolina.

Um dos diretores, Alfred Muders, em sua apresentação da maior cooperativa da região sul de armazenagem de grãos, destacou alguns números, como por exemplo seu faturamento de cerca de 90 milhões de euros por ano, as 90 mil toneladas de grãos de canola que recebem por ano e sua capacidade de estocagem de 30 mil toneladas do mesmo grão. Muders também apresentou a área de atuação, a contextualização histórica da mesma e o reflexo da criação da cooperativa na comunidade e no estado, corroborando para sua relevância, afirmando que ela é a maior empresa distribuidora de energia, sendo, inclusive, pioneira na geração de energias renováveis, sem esquecer do cuidado com o relacionamento entre produtores, funcionários e consumidores.

À tarde, o grupo visitou a Central das Cooperativas Agropecuárias (RWZ), oportunidade em que o chefe de serviços de marketing, Friedrich-Karl Velder apresentou a Central, seus parâmetros e áreas de atuação, a transformação estrutural do cooperativismo nos últimos 20 anos e a prospecção para o futuro. Conforme ele, ao apresentar os valores, missão e visão da terceira maior central da Alemanha, seu objetivo é manter uma posição estável e autônoma das cooperativas, promover o cooperativismo para que o associado se mantenha cada vez mais próximo de sua cooperativa, a preocupação da central com a segurança alimentar, incentivando um crescimento de forma rentável e sustentável. Ele destacou também a importância das cooperativas agropecuárias e a estrutura patrimonial e governança da RWZ, além dos desafios do cooperativismo alemão, devido a novas tecnologias, novos riscos. Friedrich salientou que intercâmbios como esse permitem um olhar mais atento, facilitando, dessa forma, que algumas falhas sejam corrigidas.

O diretor executivo da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Sérgio Feltraco, agradeceu a Federação, representando todas as cooperativas filiadas, pela operacionalização do Sistema. “Podemos, com essa oportunidade, conhecer os cenários das cooperativas e federações alemãs que transmitem suas expertises e análises aprofundadas. Temos nossos problemas e certamente as experiências e desafios que foram compartilhados poderão aquecer os debates em cada unidade de nossas cooperativas gaúchas com o compromisso de olhar estrategicamente para os cenários e nos habilitarmos para desfrutar espaços e momentos que potencializem nossa atividade enquanto organização de produtores”, concluiu.

Na sexta-feira, o grupo conheceu a sede da Confederação das Cooperativas Alemãs (DGRV). No primeiro momento, o assessor da diretoria executiva que faz o acompanhamento da criação de novas cooperativas (principalmente de novas energias), Andreas Wieg, apresentou a Confederação, seus objetivos e estrutura como uma organização de cúpula das cooperativas, números das cooperativas e a atuação na representação e defesa dos interesses das cooperativas por ramo de atividade no que tange à contabilidade, jurídico, tributário, contabilidade e prestação de contas.

A segunda e última palestra foi com o responsável por assuntos políticos das cooperativas agropecuárias da DGRV, Volker Petersen, falou sobre a evolução e história da Federação que surgiu em 1948, a tarefa fundamental na defesa dos interesses das cooperativas em duas direções: política nacional e assessoria/consultoria para vencerem a competição com o mercado tradicional, o desafio digital que as cooperativas vêm enfrentando, mas afirma otimista: “As cooperativas não estão sozinhas e sabem que existe a competição. Se não houver, ficam no mesmo lugar. O cooperativismo é importante e dá exemplos de confiança e segurança aos associados, empregados e comunidade. Esse é um bom momento para termos avanços e melhorar nossos serviços”, defendeu.