Ir para o conteúdo principal

Seminário Nacional de Autogestão para Cooperativas de Transporte

Ser cooperativista é saber que somos todos um só. É acreditar que só é possível ter um mundo justo e equilibrado quando desenvolvimento econômico e social andam de mãos dadas. É por isso que o Sistema OCB realizou hoje o Seminário Nacional de Autogestão para Cooperativas de Transporte. Atualmente, o cooperativismo de transporte reúne 1.205 cooperativas, com mais de 136 mil associados e gera 12 mil empregos.

O evento ocorreu na Casa do Cooperativismo, em Brasília, e contou com cerca de 150 pessoas, representantes de 49 cooperativas, localizadas em 10 estados: RS, SC, PR, SP, ES, RJ, MS, MT, PB e MG. O Rio Grande do Sul foi representado pelos analistas técnicos de Monitoramento do Sescoop/RS, Tatiana Francisco, Silvino Wickert e Valeska Takahashi e representantes de oito cooperativas: Vale Log, Cotramar, Cooral, Cotraouro, Cotraibi, Cootracel, Comatra e Rede Transporte. O objetivo foi dialogar sobre a utilização de referenciais comparativos, com vistas à contínua melhoria dos processos que envolvem a gestão das cooperativas.

A abertura do evento contou com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas e dos diretores da OCB para as cinco regiões do país: Edvaldo Del Grande (Sudeste), João Nicédio Nogueira (Nordeste), José Roberto Ricken (Sul), Onofre Cezário (Centro-Oeste) e Petrucio Magalhães (Norte).

A gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Fabíola Motta, discorreu sobre a atuação do Sescoop, da OCB e da CNcoop, entidades que trabalham pelo desenvolvimento sustentável do movimento cooperativista brasileiro, por meio da defesa de seus interesses, da qualificação da mão-de-obra, dentre outras ações.

Na sequência Fátima Toledo, doutora em antropologia do consumo pela USP e mestre em administração de empresas pela FGV, ministrou a palestra Gestão por Indicadores. Segundo ela, as grandes empresas, hoje em dia, estão onde planejaram estar. Elas treinaram suas equipes e o próprio olhar para aproveitar as oportunidades.

É preciso estar atento, treinado, ligado no que está acontecendo. Só assim as organizações vão saber aproveitar as oportunidades e, assim, um vento favorável vai te levar para algum lugar… um lugar melhor, planejado. Desatualizada, a empresa corre um sério risco de perder a oportunidade que está bem diante dela! E aí, o caminho é correr atrás do prejuízo, literalmente, explica.

Cases de sucesso

Os participantes assistiram, ainda, a apresentação de cooperativas que encontraram maneiras criativas de vencer as dificuldades e, assim, se tornarem referência no país. É o caso da Unimed Vitória, reconhecida duas vezes no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, na faixa ouro (nos ciclos 2013/2014 e 2015/2016) e da Cooperativa de Transportes Rodoviários de Cafelândia (Coopercaf) que trouxe informações a respeito de como aproveitou a padronização de processos para melhorar sua gestão.

O coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sistema Ocepar, João Gogola Neto, apresentou um panorama nacional sobre o cenário econômico-financeiro envolvendo a realidade das cooperativas durante os anos de 2014 a 2016.

Dever de casa

Ao final do evento, os participantes se reuniram em grupos para elaborar uma proposta de continuidade das atividades iniciadas ao longo do Seminário Nacional de Autogestão, em seus respectivos estados.

Fonte: OCB