Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs-Sescoop/RS presta contas ao MTE do Aprendiz Cooperativo do Campo

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, participou no dia 30 de outubro da 2ª Feira da Aprendizagem Profissional, no Shopping Bourbon Wallig, em Porto Alegre. Na oportunidade, entregou para o diretor do Departamento de Políticas Públicas para Juventude do Ministério do Trabalho, Higino Vieira, representante do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, um relatório do projeto Aprendiz Cooperativo do Campo do Sescoop/RS, com duas turmas já finalizadas no RS (na Cotrijal, em Não-Me-Toque, e no Colégio Teutônia, em Teutônia), e que tem como objetivos estimular a permanência dos jovens no campo e promover a sucessão familiar profissionalizada. O projeto é pioneiro no país e está sendo realizado no Rio Grande do Sul por solicitação do Sescoop/RS. Da abertura do evento, participaram também a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Maria Helena Sartori e a coordenadora da Aprendizagem Profissional do MTE/RS, Denise Brambilla.

No relatório apresentado por Perius, são destacados as 1.104 horas de atividades, sendo 552 horas de aulas teóricas e 552 horas de aulas práticas, tendo duração de 17 meses, e demonstradas algumas peculiaridades que torna o projeto pioneiro e bastante especial para o cooperativismo sul-rio-grandense, como o fato do jovem pertencer a famílias vinculadas ao processo produtivo do setor agropecuário e a família pertencer ao quadro associativo de uma cooperativa. Cabe destaque o fato de 95% dos jovens que iniciaram o curso de 17 meses participaram da formatura, permanecendo no campo e contribuindo no processo de sucessão familiar.

Outros aspectos destacados são que o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, diferente dos demais cursos de aprendizagem, apresenta na metodologia aulas práticas em propriedades agrícolas, dentro da pedagogia da alternância, alternadas com as aulas teóricas. Durante o período de realização do programa, os aprendizes também participam de, ao menos, dois seminários integrativos, com programação que trata de relações familiares.

Os dois primeiros grupos de aprendizes já concluíram o Programa, compostos por jovens cotizados pela Cotrijal, de Não-Me-Toque e pela Languiru, de Teutônia. A avaliação inicial dos resultados obtidos nesses grupos é muito positiva, embora o Sescoop/RS ainda esteja colhendo informações através das ações de acompanhamento de egressos. No Rio Grande do Sul, existem em andamento outras turmas do Curso Aprendiz Cooperativo do Campo, sendo uma na cidade de Bento Gonçalves, com 22 alunos cotizados pela Cooperativa Vinícola Aurora Ltda., esse curso com ênfase no cultivo de uvas. Outra turma sediada na cidade de Caxias do Sul, com 22 alunos cotizados pela Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança Ltda, Forqueta, São João, Piá, Coviga e Sicredi Pioneira. Nessa turma, também o curso enfatiza a produção de fruticultura e, mais diretamente, o cultivo de uvas. Há, ainda, outra turma, na cidade de Santa Rosa, com 17 jovens, cotizados pelas cooperativas Cotrirosa e Coopermil, locais onde os cursos estão voltados à produção de grãos, uma das principais culturas da região. Além dessas, está em atividade a segunda turma na cidade de Teutônia, com 25 aprendizes, todos cotizados pela Cooperativa Languiru.

O gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, participou da entrega do relatório.

Feira da Aprendizagem Profissional

A 2ª Feira da Aprendizagem Profissional é promovida pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado (SRTE RS), por meio do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap) e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti). O Sescoop/RS participa com um estande da 2ª Feira da Aprendizagem.