Ir para o conteúdo principal

Cooperativa Piá comemora 50 anos

Os 50 anos de fundação da Cooperativa Piá foram marcados durante toda a semana passada, culminando com um almoço para os seus 1,2 mil funcionários no domingo, dia 29. Durante a semana, foram realizados almoços com produtores dos pólos Nova Petrópolis, Vila Flores e Marau, passando por uma sessão solene na Assembleia Legislativa, de iniciativa do deputado Elton Weber, presidente da Frencoop/RS e por uma homenagem a ex-presidentes, ex-funcionários e personalidades que fizeram parte da história da cooperativa, na quinta-feira (26).

Na homenagem aos ex-dirigentes, o presidente da Piá, Jeferson Smaniotto relembrou o período de dificuldades econômicas que viviam os produtores da região em 1967, por ocasião da criação da cooperativa. Depois de destacar a coragem dos 213 fundadores da cooperativa, Smaniotto destacou a responsabilidade de comandar uma cooperativa com 2,3 mil produtores. “São 10 mil pessoas acompanhando e esperando o fim do mês para receberem a sua remuneração”, resumiu. Depois de ressaltar que a Piá foi construída por várias mãos, Jeferson Smaniotto relembrou as constantes melhorias nas condições técnicas e no melhoramento genético, que levaram a Piá à condição de líder no mercado lácteo da Região Sul.

O evento contou com a presença do Secretário Estadual da Agricultura, Tarcísio Minetto – representando o governador José Ivo Sartori, do prefeito de Nova Petrópolis, Régis Hahn, dos deputados federais Jerônimo Görgen e Luiz Carlos Heinze, além dos deputados estaduais Zilá Breitenbach, João Fischer e Elton Weber. Ao final da cerimônia, foram homenageadas as famílias do ex-presidentes Albano Hansen, João Egon Linck, Vítor Afonso Grings, Erio Seffeld, a Prefeitura de Nova Petrópolis, o presidente da Ocergs, Vergilio Perius e Werno Neumann, o primeiro presidente da cooperativa Piá.

Com informações da assessoria de imprensa da Piá e foto de Mauro Stoffel