Ir para o conteúdo principal

Assembleia Legislativa entrega Prêmio Folha Verde para destaques do setor agropecuário

Em cerimônia realizada no Teatro Dante Barone, a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa entregou, no dia 04 de dezembro, o Prêmio Folha Verde 2017. A homenagem distingue personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento da agropecuária gaúcha.

Os vencedores dos doze setores do Prêmio Folha Verde/2017 foram escolhidos, em 23 de outubro passado, por uma Comissão Julgadora, formada por jornalistas e representantes dos poderes públicos estadual e federal, ligados ao setor. A Comissão selecionou os vitoriosos, em reunião aberta ao público, entre as 98 indicações.

Antes da entrega dos Prêmios aos homenageados, os deputados presentes ao evento entregaram certificado de participação para os integrantes da Comissão Julgadora do Folha Verde 2017.

Receberam o prêmio as seguintes personalidades e entidades:

Setor/Vencedor

Agrícola: Cooperativas de Crédito Rural com interação Solidária – Cresol Central SC/RS;

Pecuária: Laboratório de Leite da Univates (Lajeado);

Florestal: Celulose Riograndense;

Cooperativas Agrícolas: Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial – Não–Não-Me-Toque;

Trabalhadores Rurais: Associação da Juventude Rural de Arroio do Tigre – AJURATI;

Setor Rural: Associação Gaúcha Pró-escolas Famílias Agrícolas – AGEFA;

Propriedade Agropecuária Modelo: Casa Popular Eficiente e o Centro de Aprendizagem para as Energias renováveis e geração descentralizada;

Mídia Agrícola: Lizemara de Araújo Prates;

Desenvolvimento Agrário: Associação da Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária – Redecoop;

Público Agropecuário: Embrapa Clima Temperado;

Agricultura Ecológica: Associação Regional de Produtores Agroecologistas da Região Sul – Arpasul;

Agricultura familiar: Cooperativa das Atividades Agroindustriais e Artesanais do Pacto Fonte Nova – Cooper Fonte Nova.

Manifestações

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, deputado Adolfo Brito, agradeceu a presença de todos os presentes na cerimônia. “Muito nos orgulha poder realizar a entrega do prêmio Folha Verde e valorizar o setor mais importante da economia do Rio Grande do Sul”. Brito lembrou que o setor representa 40% do PIB gaúcho. Por fim, o deputado fez um balanço dos trabalhos da Comissão durante o ano de 2017.

Representando o governador do Estado, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, parabenizou os agraciados e felicitou a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa por prestar o devido reconhecimento a quem bem desenvolve a agricultura e a pecuária. Lembrou que as atividades, apesar dos riscos, geram oportunidades e renda, promovendo o desenvolvimento socioeconômico do estado do RS.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, representou o cooperativismo no evento. Pela Cotrijal, participou o vice-presidente, Ênio Schroeder, que agradeceu o reconhecimento e destacou que o mérito é dos associados e colaboradores, que fazem da cooperativa uma referência em gestão, organização e tecnologia. “Contribuímos para o desenvolvimento regional porque os quadros social e funcional trabalham juntos na busca por melhores resultados”, disse.

O troféu foi entregue à Cotrijal pelo presidente Vergilio Perius; pelo deputado estadual Elton Weber, presidente da Frencoop estadual, e pelo assessor do deputado Ronaldo Santini, Flávio Lammel.

Prêmio Folha Verde

Por proposição da Comissão de Agricultura, o Prêmio Folha Verde foi instituído pela Resolução nº 2608, de 3 de outubro de 1995, com alterações consignadas pela Resolução nº 3158, de 17 de agosto de 2016.

Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa