Ir para o conteúdo principal

Creluz e Ceriluz estão entre as finalistas do Prêmio IASC 2017

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulga a lista de distribuidoras finalistas do Prêmio Iasc 2017, Índice Aneel de Satisfação do Consumidor, que reconhece as distribuidoras mais bem avaliadas com base na percepção do consumidor residencial. O destaque fica por conta da presença das cooperativas Creluz de Distribuição de Energia, do município de Pinhal, e Ceriluz, com sede em Ijuí. Ambas concorrem na categoria Permissionárias acima de 10 mil unidades consumidoras, junto com a Cooperativa de Eletrificação Anita Garibaldi – Cergal, de Tubarão/SC. O índice é aferido por meio de pesquisa de opinião realizada com consumidores de todo o Brasil.

A cerimônia de premiação está marcada para o dia 1º de fevereiro, às 16h, no auditório Cepat, localizado na sede da Aneel, em Brasília/DF. Na oportunidade, serão entregues troféu e certificado às vencedoras, que poderão ser utilizados no material de divulgação de cada empresa juntamente com o selo Iasc.

A pesquisa foi realizada pela empresa Datamétrica Contact Center Ltda., no período de 19 de agosto a 1º de novembro de 2017. Foram entrevistados 24.926 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 584 municípios atendidos pelas 96 distribuidoras, sendo 58 concessionárias e 38 permissionárias.

Divulgado anualmente pela Aneel desde 2000, o Iasc retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica e tem o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua. A Aneel premia desde 2002 as distribuidoras mais bem avaliadas.

Desde abril de 2017, com fundamento nos Procedimentos de Regulação Tarifária – Proret, a variação anual do Iasc faz parte do componente de qualidade do fator X nas revisões tarifárias periódicas das concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica.

Para a 18ª edição da pesquisa, o regulamento do Prêmio Iasc foi revisado e a categoria Iasc Brasil Concessionárias foi dividida em duas: Iasc Brasil até 400 mil unidades consumidoras e Iasc Brasil acima de 400 mil unidades consumidoras. Também foi instituído um escore mínimo de 60 pontos para que as distribuidoras sejam premiadas.

Veja aqui a relação de finalistas nas 13 categorias do Prêmio Iasc.

 

Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)