Ir para o conteúdo principal

Coprel celebra 50 anos com homenagens

Em evento em sua sede social, em Ibirubá, a Coprel celebrou ontem, dia 14 de janeiro, 50 anos de história. O dia foi marcado por homenagens aos sócios-fundadores e ex-diretores, com a participação de atuais e ex-conselheiros, cooperantes, imprensa e lideranças regionais. O Sistema Ocergs-Sescoop/RS apoiou o evento e foi representado por seu presidente, Vergilio Perius, pelos diretores da Ocergs, Irno Pretto e Paulo Pires e o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos.

A celebração dos 50 anos da Coprel foi planejada de forma que os convidados pudessem acompanhar a evolução do período em que não havia energia elétrica até os dias atuais, com todo o conforto e possibilidades que a energia proporciona. Na recepção, as pessoas passaram por uma casa temática, ilustrando como era a vida das pessoas antes da chegada da energia.

Durante o evento, foram homenageados os 56 sócios fundadores da Coprel, e também todos os ex-diretores da cooperativa. Dentre os sócios-fundadores, 10 compareceram ao evento e receberam sua homenagem. As homenagens dos demais foram entregues a seus familiares.

Os ex-diretores homenageados, representados por seus familiares, foram: Edmundo Roewer, que foi o primeiro presidente e também vice-presidente; Olavo Stefanello, que foi inicialmente diretor-gerente e depois assumiu a presidência da cooperativa, e até o seu falecimento continuou se dedicando à Coprel, na função de superintendente; Enio Kussler, que foi vice-presidente e secretário; Etelvino Ristow, que também trabalhou como vice-presidente e secretário; Auxílio Rebechi vice-presidente e secretário; e Osvaldo Welzel, que foi secretário e por muitos anos, também foi colaborador. Já os ex-diretores Frederico Martin Gunnar Dürr, primeiro diretor-gerente da cooperativa; Valdir Vilmar Grave Meiner, que foi secretário, e Imério Rossato, que trabalhou na função de vice-presidente, receberam suas homenagens no evento.

Outro momento marcante do evento foi a apresentação de uma escultura do ex-presidente Olavo Stefanello, como símbolo da luta de Olavo pela eletrificação rural. Com todas as homenagens, foi sendo construído o histórico da cooperativa, desde sua fundação até hoje, representada pelos atuais diretores em seus pronunciamentos: Presidente Jânio Vital Stefanello, vice-presidente Elso Scariot e secretário Décio Floss; e também por Vergilio Perius.

O evento também foi espaço para a apresentação da nova campanha institucional da Coprel, que tem o slogan “Energia é tudo de bom”.

A comemoração dos 50 anos da Coprel ficou marcada na memória dos convidados.

“Este evento foi pensado de forma a homenagear as lideranças que deram os primeiros passos da cooperativa, bem como, os diretores que se dedicaram imensamente para a consolidação e o crescimento da eletrificação rural em nossa região. Temos muito a agradecer a todas essas pessoas, que desde o início trabalharam com amor e dedicação e foram transmitindo a todos os Coprelianos esta responsabilidade: dar o nosso melhor para atender com todo o compromisso e respeito que cada cooperante merece. Em nome de todos que deixaram a sua marca na história da Coprel, queremos olhar sempre para o sonho das pessoas, das famílias, das comunidades, e seguir em frente, com muita energia e cooperação”, declara o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello.