Ir para o conteúdo principal

Sistema participa da Expo Agro Cotricampo 2018

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS participou da Expo Agro Cotricampo, que ocorreu de 22 a 24 de fevereiro de 2018, em  Campo Novo, com a promoção de diversos eventos durante a programação da feira, como o Fórum Soja Brasil e palestra com o ex-ministro Francisco Turra. Em sua terceira edição, a feira tem o objetivo de divulgar a importância da produção agropecuária da região celeiro do Estado, impulsionar novos negócios e fomentar a inovação tecnológica.

No primeiro dia, o presidente do Sistema, Vergilio Perius, participou de um debate sobre sucessão familiar no campo. Em sua fala, Perius referenciou o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo como uma iniciativa que busca alternativas para a sucessão rural no campo e que vem colhendo bons frutos, com a qualificação dos jovens. “As agroindústrias são determinantes em fortalecer a renda e as condições para que os jovens possam se manter na atividade agropecuária, ampliando e garantindo o futuro do setor”, afirmou.

O presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires, também participou e destacou ao público participante o papel fundamental que as cooperativas agrícolas possuem na economia do RS. Através de cooperativas agropecuárias é originado e comercializado 45 % da produção de leite do estado.

Encerrando a pauta, o advogado e professor, Alexandre Pasqualini, explanou a sua preocupação quanto ao avanço no debate a respeito da sucessão rural na agricultura. Em sua visão, a agricultura familiar deve receber mais incentivo ao mesmo tempo em que o aspecto “familiar” deve prevalecer sobre o olhar apenas patrimonial.

Segundo a organização, a feira contou, em 2018, com a participação de mais de 150 empresas e totalizou 15.657 visitantes. Ainda segundo a organização da feira, a comercialização girou em torno de R$ 53 milhões de reais.  O número representa um aumento de 441% em relação à edição do ano passado.