Ir para o conteúdo principal

Cooperativas gaúchas apresentam cases de sucesso em Workshop em Brasília

Promover o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança. Com esse objetivo, o Sistema OCB realiza anualmente o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. E para apresentar as melhores práticas de gestão do cooperativismo brasileiro, a OCB promoveu entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, em sua sede em Brasília (DF), o Workshop de Boas Práticas de Gestão e Governança 2018, que contou com a apresentação de 15 cases de sucesso que contribuem com o desenvolvimento das cooperativas, incluindo a participação das cooperativas gaúchas Unimed Nordeste-RS (29/1), Unimed Erechim (30/1 e 31/1), Sicredi Norte RS/SC (1/2 e 2/2) e Sicredi Pioneira RS (1/2 e 2/2).

Gestão das Internações – Torre de Controle

No primeiro dia do evento (29/1), a Unimed Nordeste-RS apresentou o case que trata da Torre de Controle, uma prática de trabalho que permite gerenciar internações hospitalares. O projeto ocorre de modo diário desde sua implantação em dezembro de 2015, gerando uma economia estimada de R$ 13.655.571,74 em custos de internações hospitalares no período entre janeiro de 2016 e setembro de 2017.

A Torre de Controle permite à Cooperativa obter informações em tempo real
sobre as internações hospitalares, permitindo melhorar os campos de trabalho médico, o gerenciamento sobre a oferta de prestação de serviço de internação, otimizando o estado de saúde dos beneficiários e oferecendo espaço para ampliação da cultura de qualidade de oferta de trabalho médico adequado.

Gestão do Conhecimento no “Projeto Acreditação RN 277”

Agraciada com a faixa prata na categoria Primeiros Passos do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2017, a Unimed Erechim apresentou nos dias 30 e 31 de janeiro, o case que tem como objetivo geral da Cooperativa incorporar no Sistema Integrado de Gestão Unimed Erechim (Sigue) o processo de criar continuamente novos conhecimentos, agregando valor tangível e intangível ao produto/serviço e às partes interessadas.

Segundo informações apresentadas pela Cooperativa, somente 20% do conhecimento valioso para as organizações é capturado, codificado ou tornado tangível e concreto de forma explícita, enquanto que a outra parcela está incorporada nas pessoas e não em documentos ou sistema computacionais. Com o projeto “Gestão do Conhecimento”, a Unimed Erechim visa construir um novo modelo de gestão na Unimed, adaptado à Era do Conhecimento.

A estratégia direcionando o foco da Sicredi Norte RS/SC

Com área de atuação no Norte do RS e Oeste de Santa Catarina, a Sicredi Norte RS/SC apresentou durante os dias 1° e 2 de fevereiro o case referente ao Planejamento Estratégico 2015-2020 da Cooperativa. Dentre os pontos apresentados, destaque para o caminho percorrido pela Sicredi Norte RS/SC para implantação do planejamento, desde a definição dos envolvidos, passando por levantamento de dados, Encontro Gerencial, Encontro com Delegados de Núcleos, teste de hipóteses, Seminário de Delegados e o Encontro de Planejamento.

Fundo Social e sucessão da presidência são cases da Sicredi Pioneira RS

Os cases do Fundo Social e da sucessão na presidência da Sicredi Pioneira RS foram apresentados nos dias 1º e 2 de fevereiro. O presidente da Cooperativa, Tiago Luiz Schmidt, e o gerente de relacionamento, Daniel José Hillebrand, representaram a Pioneira no evento que reuniu cooperativas de todo o Brasil.

O processo sucessório na presidência foi destaque entre os cases apresentados. Segundo Schmidt, em novembro de 2016 o Conselho Monetário Nacional instituiu a Resolução 4.538/16 que trata da necessidade de haver uma política de sucessão em instituições financeiras. Mas a Cooperativa foi pioneira e criou o seu modelo a partir da prática, uma vez que o processo de sucessão dentro da Cooperativa iniciou em junho de 2016. “Foi gratificante inspirar outras pessoas a pensarem a sucessão dentro das suas cooperativas, a partir do nosso processo que foi transparente e envolveu todo o Conselho de Administração”, destaca Schmidt.

Já o Fundo Social, que vem sendo reconhecido como um programa de responsabilidade social, exemplificou como as cooperativas podem construir comunidades melhores. “Ao longo destes três anos contribuímos para centenas de entidades poderem desenvolver seus projetos com milhares de crianças e jovens da nossa área de atuação em um processo democrático onde o associado decide qual percentual do resultado quer destinar para o Fundo Social e os coordenadores de núcleo avaliam e definem a distribuição dos valores por projeto na agência”, aponta o gerente de relacionamento.

Ciclo 2018 do PDGC já está disponível

O ciclo 2018 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), um dos programas de monitoramento cuja adoção possibilitará a cooperativa melhorar consideravelmente sua gestão, já está disponível para as cooperativas através do site pdgc.somoscooperativismo.coop.br.

O PDGC é uma ferramenta gratuita que está à disposição também das cooperativas registradas junto ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs). Através dela, a cooperativa terá a oportunidade de fazer uma reflexão sobre suas práticas de gestão por meio do processo de autoavaliação e obter relatórios com pontos fortes e oportunidades para melhoria de sua situação legal, suas práticas de governança e gestão, possibilitando a construção de planos de melhoria para o aumento da competitividade e da sustentabilidade.

Para mais informações sobre o PDGC, o contato deve ser realizado com o analista técnico do Monitoramento do Sescoop/RS, Leonardo Dangel, através do e-mail leonardo-dangel@sescooprs.coop.br ou pelo telefone (51) 3323-0032.