Ir para o conteúdo principal

Sescoop/RS realiza treinamento do Aprendiz Cooperativo

O Programa Aprendiz Cooperativo foi pauta do treinamento promovido pela área de Promoção Social do Sescoop/RS, na manhã desta terça-feira (6/3), no auditório do Mundo Cooperativo Gaúcho, casa do Sistema Ocergs-Sescoop/RS no parque da Expodireto Cotrijal. Para o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, o encontro com os coordenadores do programa Aprendiz Cooperativo é importante para fazer uma análise e uma reflexão sobre o andamento do programa, bem como oportunizar um espaço para troca de experiências e vivências no dia a dia.

Zigomar explanou sobre os objetivos do programa e reforçou a necessidade das sociedades prestadoras de serviços realizarem reuniões de nivelamento com os professores, para que todos conheçam o programa como um todo e “costurem” o conhecimento.

Na sequência, a analista técnica da Promoção Social do Sescoop/RS, Clarissa Friedrich, falou sobre a documentação e o andamento geral do curso. Clarissa ressaltou a importância dos cronogramas serem seguidos com rigor e acrescentou que qualquer alteração deve ser consultada antecipadamente e somente colocada em prática após ser validada pelo Sescoop. Outro ponto destacado foi com relação ao papel da família dentro do programa. “Devemos buscar o envolvimento das famílias com o programa de aprendizagem, por isso sugerimos a realização, no início do curso, através das sociedades prestadoras de serviços e das cooperativas cotizadoras, um encontro com as famílias para expor os objetivos e características do programa”, disse Clarissa.

A analista técnica do Sescoop/RS, Fernanda França, explicou como funciona o lançamento no Sistema Pró-Eventos dos professores. “No início de cada novo contrato, a sociedade prestadora de serviço deverá informar, juntamente com o contrato, quem serão os professores das respectivas unidades temáticas, pois todos deverão estar validados e cadastrados”, complementou Fernanda.

Após, foi a vez do analista técnico da Promoção Social, Gabriel Simas, explicar sobre o funcionamento e os procedimentos para a prestação de contas e alterações do Pro-Aprendiz.

Cases de sucesso

O encontro contou com a apresentação de cases de cooperativas e instituições: Cooplib, Aefaserra, Coopater, Colégio Teutônia, Coopeeb, Coeducars, Cooperconcórdia.

Para a coordenadora de projetos do Colégio Teutônia, Maria de Fátima Fuzer da Silva, o município do Vale do Taquari apresenta índices de destaque em programas de aprendizagem com os jovens. “Cerca de 50 a 60% dos jovens entre 14 e 18 anos passam por um programa de aprendizagem em Teutônia”, disse.

Entusiasta do programa Aprendiz Cooperativo, presidente da Coopeeb e diretor da Ocergs, Valdir Feller, cita o papel de agente transformador do cooperativismo na sociedade. “Eu vejo o cooperativismo como um movimento com um conjunto de valores que podem mudar a sociedade”, afirmou Feller. Para o presidente da Coeducars, Ricardo Lermen, o objetivo do programa é formar o cidadão.

Sobre o Aprendiz Cooperativo

O Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop/RS abre as portas do mercado de trabalho para estudantes entre 14 anos (completos) e 24 anos (incompletos no momento do encerramento do curso). Trabalhando em uma cooperativa, os jovens aprendem uma profissão e também entram em contato com a cultura cooperativista, pautada em valores como igualdade, solidariedade, honestidade e transparência. Além da formação técnico-profissional, o programa contribui para a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades.

Segundo último levantamento do setor de Promoção Social do Sescoop/RS, até o dia 3 de janeiro de 2018 existem 2.403 jovens aprendizes em salas de aula. “O grande mote do nosso trabalho hoje no programa é transmitir para vocês que vale a pena investir esforços, investir tecnologia, nos investir em conhecimento para qualificar mais o programa Aprendiz Cooperativo da melhor forma possível”, finalizou o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos.

Estiveram também presentes no evento o presidente da Cooperativa Nova Aliança, Alceu Dalle Mole; presidente da Cooperconcórdia, Alexandre Dall’ Agnese, coordenadores do programa Aprendiz Cooperativo, representantes de cooperativas e instituições de ensino participantes do programa.