Ir para o conteúdo principal

Cooperativismo feminino exaltado na Expodireto

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher e quarto dia da Expodireto Cotrijal, o parque de exposições foi tomado por ações específicas que buscam reforçar a força feminina que rege o cooperativismo. Dentre elas, uma parceria entre Cotrijal, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) e Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque reuniu mais de 150 mulheres para conversar sobre o protagonismo feminino no cooperativismo.

“Que as mulheres sejam eternas, sejam fortes! Que a mulher cooperativada construa um mundo melhor como todos nós queremos”, desejou o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, antes de as atividades iniciarem. Essa já é a segunda edição do evento, que cresce na mesma proporção do interesse das mulheres em participar dos processos de decisão nas propriedades.

A analista técnica da Promoção Social do Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila, destacou que existe uma grande preocupação por parte dos idealizadores com as mulheres cooperativistas. “A realização deste evento é uma grande conquista para as mulheres. Temos aqui mulheres que buscam a inovação, a educação, o ser e o agir, principalmente, dando exemplo às demais mulheres. O cooperativismo é um viés diferenciado. Enquanto o País passa por uma grande crise econômica, social e política, o cooperativismo mostra grandes resultados, a exemplo desta 19ª edição da Expodireto”, enfatizou.

A conselheira representante dos Líderes de Núcleo pela Região Sede da Cotrijal, Roveni Lúcia Doneda, emocionou as presentes do início ao fim do seu relato, que se sentiram representadas pela mulher forte e batalhadora, que além dos desafios pessoais, como um diagnóstico de câncer, também enfrenta os desafios que uma área predominantemente masculina acaba impondo. “Eu sempre fui produtora rural e no início era muito difícil ser mulher neste meio. Além de não ter espaço, as mulheres tinham medo. Hoje elas têm mais coragem. Agora as mulheres podem estar onde elas quiserem e isso inclui fazer parte da cooperativa. As mulheres têm que fazer parte da cooperativa, serem sócias e terem poder de voto e de decisão”, afirmou a agricultora.

Mulheres empoderadas

Para fomentar o empoderamento das mulheres não só no trabalho no campo como na vida pessoal, a administradora de empresas com ênfase em Marketing e Gestão de Negócios, Michele Daandels, conversou sobre marketing pessoal com as presentes. “Hoje estamos aqui junto deste nicho de mulheres, que faz acontecer! Só é possível ser empoderada se juntando às outras mulheres, e não reforçando a competitividade. Temos uma força gigantesca e precisamos entender que o mundo precisa de mais mulheres com essa força”, declarou.

Participando da série de palestras, a produtora Mariane Erig Müller elogiou a iniciativa, que vê como fundamental para o incentivo às mulheres no meio rural. “Eu acho essas atividades muito importantes porque a mulher tem que saber administrar a sua propriedade. Tem que aprender, dar continuidade ao trabalho realizado”, afirmou a produtora, que faz um pouco de tudo no estabelecimento rural da família.

Representando o sistema nacional cooperativista, a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, destacou o papel de destaque da mulher no cooperativismo brasileiro. Daniela apresentou ao público a websérie somoscoop, com o episódio “Mulheres de Fibra”, que conta a história de mulheres que se sobressaem dentro de cooperativas com o trabalho, esforço e a luta diária.

O evento contou com a participação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; secretário da Agricultura do RS, Ernani Polo; secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto; presidente da Cotrijal, Nei Mânica; presidenta da FecoAgro/RS e diretor da Ocergs, Paulo Pires; presidente da Fetrabalho/RS e diretora da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha; vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder; prefeito de Não-Me-Toque, Armando Carlos Roos e da presidente da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, Marina Fátima Trennepohl Crestani – Neca.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal