Ir para o conteúdo principal

Cotrijal promove formatura de aprendizes cooperativos

A 19ª edição da Expodireto foi palco da formatura da 14ª turma de aprendizes cooperativos da Cotrijal. A solenidade ocorreu na tarde desta quinta-feira (8/3), na casa do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, no parque da feira de agronegócios, em Não-Me-Toque. Ao todo, 27 jovens receberam o certificado do curso de Auxiliar Administrativo do Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop/RS.

“A educação de um país, de um povo, de uma sociedade é fundamental. Aqui está acontecendo algo de extrema importância, que é uma formatura de um grupo de jovens que se dedicaram ao trabalho do Programa Aprendiz Cooperativo”, disse o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder.

Schroeder destacou que a Cotrijal atua com o Programa Aprendiz Cooperativo desde 2008. Segundo o dirigente, desde o início foram mais de 1.300 inscrições, com mais de 600 jovens passando pelo Programa, mais de 400 jovens que se formaram e mais de 140 que foram contratados no final do curso pela Cooperativa. “Quando se tem uma oportunidade como esta, além da educação formal, que são os colégios, se tem uma oportunidade de agregar algo mais, e isto está acontecendo através do Programa Aprendiz Cooperativo. É uma grande oportunidade de aprendizado e de mostrar talento, atitude e comportamento”, ressaltou.

Para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, a turma de formandos é privilegiada por poder fazer parte do Programa Aprendiz Cooperativo dentro de uma cooperativa como a Cotrijal. “Aproveitem esta oportunidade, vocês estão fazendo curso em uma das melhores áreas de ação do cooperativismo que só cresce, em uma grande cooperativa que com certeza está observando o talento e o esforço de vocês. Não deixem de estudar, continuem estudando, isto é fundamental. Quero parabenizar vocês, nosso programa e a cooperativa por mais este evento e pedir aos pais que abracem os seus filhos e deem um beijo especial esta noite porque eles merecem, eles fizeram um esforço para chegar até aqui”.

O presidente da Coeducars, Ricardo Lermen, reforçou o discurso para o grupo de jovens e enalteceu o pioneirismo do Rio Grande do Sul no Programa Aprendiz Cooperativo. “Vocês hoje são a categoria de base do cooperativismo gaúcho, não é só o futebol que tem categoria de base. O Rio Grande do Sul é o Estado que mais bem faz este Programa. Vejam onde vocês estão inseridos, em uma cooperativa pujante, destaque, uma das maiores do Rio Grande do Sul e do Brasil”, completou Lermen.

Sobre a turma de aprendizes cooperativos

A 14ª turma de jovens aprendizes da Cotrijal contou com 165 inscrições e 30 vagas. A carga horária do curso de Auxiliar Administrativo abrangeu 1.000 horas, tendo início em 1° de agosto de 2016 e conclusão em 8 de dezembro de 2017.

O evento contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, da presidente da Fetrabalho/RS e diretora da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha, do gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos e analistas do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.