Ir para o conteúdo principal

Cooperativas estão entre as marcas mais lembradas e preferidas dos gaúchos

Confiança e credibilidade são ativos importantes que reforçam a eficiência e o jeito único de trabalhar do cooperativismo. É o que mostra a 20ª edição da pesquisa Marcas de Quem Decide, organizada pelo Jornal do Comércio e a Qualidata Pesquisas e Informações Estratégicas, que relaciona nove cooperativas entre as marcas mais lembradas e preferidas pelos gaúchos em nove setores distintos – Cooperativa, Espumante, Hospital, Laboratório Clínico, Plano de Saúde, Plano Odontológico, Produtos Lácteos, Queijo e Vinho.

A apresentação das cinco marcas mais lembradas e preferidas em 73 setores avaliados ocorreu no dia 6 de março, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre. Entre as marcas mais lembradas e preferidas pelos gaúchos aparecem as seguintes cooperativas: Sicredi, Unimed, Santa Clara, Cotrijal, Unicred, Cooperativa Piá, Languiru, Cooperativa Vinícola Aurora e Uniodonto.

Marcas de Quem Decide 2018

Realizado anualmente no Rio Grande do Sul, o levantamento de 2018 inclui 70 setores econômicos e três categorias especiais: Grande Marca Gaúcha, Marca Gaúcha Inovadora e Preservação Ambiental – todas marcas indicadas nas modalidades “lembrança” e “preferência”, por proprietários, executivos de negócios, gestores e profissionais liberais. O Marcas de Quem Decide tem como base a distribuição econômica em sete regiões do Estado e contempla na amostragem todos municípios que representam 0,5% ou mais do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho.

A avaliação dos níveis de lembrança e preferência em todos os setores desta edição contou com a participação de 455 pessoas, das quais 89% são gestores de negócios em cargos de direção e 51% são proprietários ou sócios de empresas.

Nesta edição, foram tabuladas um total de 28.709 marcas pela Qualidata, envolvendo uma equipe de 64 colaboradores que atuaram nas diferentes etapas técnicas do projeto.

Marcas Top10

Para comemorar os 20 anos do Marcas de Quem Decide, uma segunda pesquisa foi realizada pela Qualidata, desta vez em ambiente virtual. O estudo avaliou os resultados de todas as categorias avaliadas desde 1999, quando foi publicada a primeira edição da pesquisa. Dessa análise foram pré-selecionadas 60 marcas que tiveram presença destacada ao longo desses 20 anos. Esse conjunto de marcas foi disponibilizado aos leitores e assinantes do Jornal do Comércio, que acessam o seu conteúdo em todas as plataformas.

O Júri Popular contou com a participação de 3.193 pessoas, que elegeram as Marcas Top10. Entre as dez marcas mais lembradas em todas as edições do estudo, destaque para a Unimed, representada na solenidade de premiação pelo assessor de Comunicação e Relações Corporativas da Federação Unimed RS, Silvio Peter.

Unimed é a marca mais lembrada pelos gaúchos

Entre as categorias pesquisadas pela Qualidata, a Unimed ocupa a primeira posição entre as dez marcas mais lembradas pelos gaúchos, com 72,7%, crescendo 3,9 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. Em relação às dez marcas preferidas, a Cooperativa de Saúde figura na segunda colocação do ranking e o Sicredi aparece na décima posição.

Marcas dominantes

A pesquisa Marcas de Quem Decide também fornece informações importantes sobre os níveis de dominância das marcas. O conceito denota o poder das marcas sobre o mercado, comparando-o com a soma das marcas concorrentes, isto é, quando um índice de uma marca é maior que a soma de todas as demais que foram citadas, a marca é classificada como dominante.

Na lembrança, o primeiro lugar é da Unimed, que ficou 51,6 pontos percentuais à frente de todas as demais marcas no setor Plano de Saúde que, juntas, somaram 21%. A Santa Clara no setor Queijo e o Sicredi na categoria Cooperativa figuram na oitava e décima posições, respectivamente.

Na preferência, entre as dez marcas dominantes aparecem a Unimed (2ª posição), o Sicredi (9ª posição) e a Santa Clara (10ª posição).

Confira abaixo a relação das menções alcançadas pelas cooperativas nas modalidades, em suas respectivas categorias:

SETOR: COOPERATIVA

Lembradas

1° lugar: Sicredi (45,3%)

2° lugar: Unimed (6,2%)

3° lugar: Santa Clara (3,5%)

4° lugar: Cotrijal (3,3%)

5° lugar: Unicred (2,4%)

Preferidas

1° lugar: Sicredi (41,8%)

2° lugar: Unimed (9%)

3° lugar: Santa Clara (5,9%)

4° lugar: Unicred (2,4%)

5° lugar: Piá (2%)

SETOR: ESPUMANTE

Lembradas

5° lugar: Cooperativa Vinícola Aurora (6,6%)

Preferidas

5° lugar: Cooperativa Vinícola Aurora (5,9%)

SETOR: HOSPITAL

Lembradas

5° lugar: Unimed (4,2%)

Preferidas

4° lugar: Unimed (5,5%)

SETOR: LABORATÓRIO CLÍNICO

Lembradas

2° lugar: Unimed (10,8%)

Preferidas

2° lugar: Unimed (11%)

SETOR: PLANO DE SAÚDE

Lembradas

1° lugar: Unimed (72,7%)

Preferidas

1° lugar: Unimed (68,8%)

SETOR: PLANO ODONTOLÓGICO

Lembradas

1° lugar: Uniodonto (15,2%)

4° lugar: Odonto Unimed (1,8%)

Preferidas

1° lugar: Uniodonto (11,9%)

SETOR: PRODUTOS LÁCTEOS

Lembradas

1° lugar: Santa Clara (29,7%)

2° lugar: Piá (16%)

Preferidas

1° lugar: Santa Clara (23,7%)

2° lugar: Piá (17,8%)

SETOR: QUEIJO   

Lembradas

1° lugar: Santa Clara (37,1%)

Preferidas

1° lugar: Santa Clara (31,2%)

4° lugar: Piá (2,4%)

5° lugar: Languiru (2,2%)

SETOR: VINHO

Lembradas

1° lugar: Cooperativa Vinícola Aurora (10,1%)

Preferidas

3° lugar: Cooperativa Vinícola Aurora (6,6%)