Ir para o conteúdo principal

Sescoop/RS promove III Encontro do Ramo Educacional

Dando continuidade ao Projeto de Desenvolvimento do Ramo, nos dias 15 e 16 de março o Sescoop/RS realizou o III Encontro Estadual do Ramo, com o tema “Em busca da excelência da gestão”, com a participação de 34 representantes de doze cooperativas do Estado. Como resultado das proposições feitas no último encontro, foram apresentados os resultados de visitas realizadas às cooperativas, aspectos legais e pedagógicos, as oportunidades disponíveis através dos programas do Sescoop/RS e foi realizada uma reflexão estratégica do ramo.

O evento foi coordenado pelo presidente da Cooperativa Educacional de Ensino Básico Coopeeb Ltda e representante do ramo Educacional na diretoria da Ocergs, Valdir Feller, e busca contribuir para o desenvolvimento das cooperativas através da adoção de boas práticas de gestão e governança cooperativista. Na abertura, Feller fez uma breve contextualização de quando a cooperativa foi fundada, falou sobre o objetivo e desafios do evento. “Precisamos trabalhar na construção de um cidadão diferente, com um olhar coletivo, que se organiza de forma mais cooperativa. O mundo está se organizando em torno das cooperativas e isso é um privilégio, mas também uma grande responsabilidade de aprender técnicas do mercado, legislação, desenvolver políticas e conhecimento sobre governança, dentre outros”, destacou.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, falou sobre a importância de eventos como esse e do ramo educacional para o cooperativismo. “A base do cooperativismo são seus princípios e eles são fortes porque vêm da educação”, afirmou.

O representante nacional do ramo Educacional e vice-presidente da Federação das Cooperativas de Trabalho do RS (Fetrabalho/RS), Ricardo Lermen, apresentou um breve diagnóstico do ramo feito pela OCB recentemente, que indica que os principais desafios das cooperativas educacionais são em processos internos, e reiterou a importância de encontros como esse para discussões em conjunto para a melhoria dos mesmos.

A programação do primeiro dia contou com uma palestra sobre Lei de Inclusão: Aspectos legais e pedagógicos, com a pedagoga da Coopeeb, Cristiane Di Lorenzo, sobre a Lei 12.690/12: Aplicações Práticas, Histórico e Comparação com a Lei 5.764/71, com o gerente jurídico do Sistema, Mário De Conto e palestra motivacional com o ex-conselheiro do Sescoop/RS, Marcio Mancio.

Segundo dia

O segundo dia foi marcado por apresentações dos programas nacionais de monitoramento e planejamento estratégico pelo gerente de Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo Daronco e analistas técnicos, Leonardo Dangel e Guilherme Quadros, com participação do presidente da Cooperconcórdia, Alexandre Dall’Agnese.Após o painel “Reflexão Estratégica – autogestão e desafios para o ramo Educacional”, com o superintendente técnico-operacional do Sistema, Gerson Lauermann, foram feitos os encaminhamentos do evento, como a participação e adesão das cooperativas nos programas desenvolvidos pelo Sescoop/RS, a realização de visitas do Sescoop/RS às cooperativas para orientação e apoio na organização do 4º encontro do ramo e também foram indicados membros titulares e suplentes para o Conselho Consultivo do ramo.

Participaram do evento as cooperativas Coopeva, Cooperconcórdia, Coopeeb, CMEC, Coeducars, Cespol, Cooperdomhermeto, Coopserra, Coopeec, CredCorreios, Copermed e Fetrabalho/RS. Atualmente, o ramo Educacional no RS possui 16 cooperativas registradas, com um total de 2.696 associados e 48 empregados..