Assembleia Geral da OCB apresenta o Brasil cada vez mais cooperativista

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e a diretora da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha, participaram no dia de hoje, da assembleia geral ordinária da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), na Casa do Cooperativismo, em Brasília. O evento contou com a participação de praticamente todas as 27 organizações estaduais que aprovaram a prestação de contas da entidade e o plano de trabalho para 2018.

“Como bons cooperativistas, sabemos que é preciso arregaçar as mangas e abrir caminhos, criando novos empregos, novas formas de ganhar dinheiro, gerar renda e novas oportunidades para nossas cooperativas. Ninguém fará isso por nós, tampouco resolverá nossos problemas melhor do que nós mesmos”, afirmou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que também reforçou a importância das conquistas regulatórias que asseguram mais estabilidade ao ambiente das cooperativas. “O negócio cooperativo é um jeito de trabalhar diferenciado e é isso que torna as cooperativas empresas únicas, distintas de centenas de milhares de estabelecimentos focados no lucro pelo lucro e não no lucro pelas pessoas, como se o ter fosse mais importante que o ser”, acrescentou.

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, apresentou os principais resultados obtidos em 2017. “Conseguimos aprovar o PLP 100/11 no Congresso Nacional. O resultado disso é que com a nova lei, os municípios que tenham disponibilidade de caixa poderão depositar seus recursos nas cooperativas de Crédito. Este foi um grande avanço, pois, assim, as cooperativas de Crédito poderão aumentar em mais de R$ 1 bilhão a captação de depósitos”, afirmou.​​

Outro projeto que virou lei em 2017 foi a regulamentação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Após forte mobilização da OCB e de outras entidades do setor rural, o orçamento do programa saiu dos R$ 4 milhões, inicialmente propostos pelo Poder Executivo, para R$ 375,9 milhões. ​​

A OCB ressaltou a importância da entrada das 51 cooperativas no mercado de geração distribuída de energia elétrica, que economizam cerca de cerca de R$ 7 milhões por ano em suas contas de luz.   Também foram lançadas as Diretrizes Estratégicas do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. A versão completa do relatório de gestão da OCB, contendo o resultado de todas as ações realizadas ao longo de 2017 estará disponível nos próximos dias e será encaminhado às unidades estaduais da OCB que, por sua vez, farão a remessa às cooperativas registradas.​​ (clique aqui para assistir ao vídeo com os principais destaques)

Dentre as ações e projetos para este ano estão:
​- Realização da Rodada de Negócios de Intercooperação;
​- Atualização do Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras;
​- Realização de intercâmbio entre cooperativas;
​- Lançamento da 12ª edição da Agenda Institucional do Cooperativismo;​
– Execução do Projeto Eleições 2018 (preparação do perfil parlamentar, edição da Cartilha de Eleições e atualização do documento Propostas do Cooperativismo à Presidência da República);​
– Realização de encontros nacionais para os ramos;
​- Preparação para o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, incluindo pesquisa nacional e realização de eventos regionais;
​- Realização do Prêmio SomosCoop – melhores do ano;​
– Realização de uma pesquisa de imagem e reputação institucional;
​- Realização do Diagnóstico do Ramo Infraestrutura;​

-Realização do segundo Seminário Nacional de Direito Cooperativo.​​