Ir para o conteúdo principal

Estudo examina como cooperativas industriais e de serviços respondem à transformação do trabalho

O futuro do trabalho – como ficam as cooperativas industriais e de serviços?

Um documento estratégico divulgado pela Organização Internacional de Cooperativas Industriais e de Serviço – Cicopa examina como as cooperativas industriais e de serviços estão respondendo à transformação do trabalho.

O relatório analisa os desafios colocados pelo futuro do trabalho, como as mudanças tecnológicas e a economia do conhecimento; tendências demográficas, sociais e ambientais; globalização e desindustrialização; e o impacto da reorganização do trabalho nas condições de trabalho, desigualdade e proteção social.

O documento destaca que o emprego cooperativo tende a ser mais sustentável no tempo, sofre menos desigualdade de renda, é caracterizado por uma melhor distribuição entre áreas rurais e urbanas, e desfruta de um nível mais alto de satisfação e autoidentidade do que a média. As cooperativas também são um grande laboratório que experimentam formas inovadoras e sustentáveis ​​de trabalho e relações de trabalho dentro da empresa com criatividade e inovação contínuas.

O relatório da Cicopa também fornece recomendações de políticas estruturadas em torno do conceito de Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho – OIT. Algumas medidas são propostas, como a implementação de políticas de promoção cooperativa,  consagradas na Recomendação de Promoção de Cooperativas da OIT, com a publicação de legislação que reflita a declaração da ACI sobre a identidade cooperativa e ajudando as cooperativas a desenvolver resultados de políticas sociais. Outras sugestões incluem a promoção de políticas para a participação de mulheres em cooperativas, encorajando o papel das cooperativas na transformação das atividades da economia informal em atividades formais e encorajando as organizações cooperativas a estabelecer um relacionamento de trabalho ativo com as organizações de empregadores e trabalhadores.

Leia o relatório completo (em inglês) no site da CICOPA.