Ir para o conteúdo principal

Município de Vale Verde é pioneiro na implantação de disciplina voltada ao cooperativismo no RS

Na manhã da última sexta-feira, dia 20 de abril, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nero Pereira de Freitas, da localidade de Monte Alegre, em Vale Verde, realizou a Aula Magna da disciplina de Estudos Cooperativos. O evento contou com a palestra do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Frederico Perius, que foi convidado pela Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Rio Pardo. O município é pioneiro na implantação do estudo no currículo escolar para os alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Desde o início do ano letivo de 2018, o educandário está aplicando a nova matéria com os alunos do 6º ao 9º ano.

Durante a Aula Magna, Vergilio Perius parabenizou os envolvidos com a implantação da disciplina. “A disciplina Estudos Cooperativos é pioneira no Ensino Fundamental do Brasil”, destacou. Na sua explanação, Perius falou sobre a história do cooperativismo, sobre os sete princípios segundo o Papa Francisco, cooperativas de crédito, livros que abordam cooperativismo, ensino educacional no Brasil, a importância do princípio da igualdade no cooperativismo, entre outros assuntos. Além disso, ele enfatizou que os estudos cooperativos na escola devem ser uma grande prática pedagógica. “Uma disciplina trabalhada de maneira transdisciplinar”, ressaltou.

A disciplina Estudos Cooperativos tem o apoio da Sicredi Vale do Rio Pardo, sendo uma proposta inédita dentro do Sistema Sicredi.“É uma alegria muito grande este momento. Com este trabalho, contribuiremos para um mundo melhor”, frisou o presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry. Ele ainda falou sobre a ideia da implantação, que surgiu dentro da própria Escola Nero Pereira de Freitas, que acreditou que é possível avançar através do estudo do cooperativismo. “A ideia é ainda uma forma de levarmos os jovens para trilhar o caminho do bem”, comentou.

Para o prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, a data do lançamento é muito importante, não apenas na história do município, mas na trajetória de vida dos alunos. “A iniciativa trará conhecimento para todos. Com ela, nos tornamos pessoas cada vez melhores”, frisou. A secretária municipal de Educação de Vale Verde, Rovena Dettenborn, destacou que “a educação é fundamental. Cooperar nos torna mais humanos”. Na solenidade estava também o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul, Tarcisio José Minetto, que parabenizou os presentes e assinalou que a implantação da disciplina é um diferencial. “Muito precisamos de espírito cooperativista”, afirmou Minetto.

O lançamento da disciplina ainda foi prestigiado pelo vice-presidente da Sicredi VRP, Pedro Carlos Thessing; o gerente da Agência do Sicredi em Vale Verde, Fabiano Linch; a coordenadora do Programa A União Faz a Vida da Sicredi VRP, Fabiana Bartholomay; o gerente de Programas de Relacionamento da cooperativa financeira, Marco Antônio da Rocha; o assessor de Programas de Relacionamento da Central Sicredi Sul, William Santos; o vice-prefeito de Vale Verde, Roque Eisermann; o presidente da Cooperativa Regional de Energia Taquari Jacuí (Certaja Energia), Renato Pereira Martins; demais autoridades, comunidade escolar, convidados e imprensa.

DISCIPLINA – A diretora da Emef Nero Pereira de Freitas, Priscila Macedo de Campos, apontou que a visita realizada em Sunchales foi a grande inspiração para a implantação da disciplina Estudos Cooperativos. Com a viagem de estudos à capital nacional do cooperativismo na Argentina, oferecida pela Sicredi Vale do Rio Pardo, no ano passado, alguns estudantes e professores vivenciaram o que é cooperação. A vice-diretora, orientadora da Cooperativa Escolar Verde Vale e professora da disciplina de Estudos Cooperativos, Maristela Haupt Eisenberger, falou que o objetivo é construir uma filosofia da convivência do cooperativismo. Além de Maristela, a professora Andréia Schwab também auxilia no desenvolvimento da disciplina, em parceria com os demais educadores da escola e através de aulas de teatro, dança e música.

AGO – O aprendizado a cerca do cooperativismo já é difundido entre os estudantes de Vale Verde há dois anos, através do Programa A União Faz a Vida e das cooperativas escolares. Antes da Aula Magna, aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Cooperativa Escolar Verde Vale, pertencente à Escola Nero. Na oportunidade foi exposta a prestação de contas, os eventos em que a cooperativa esteve presente, destinação de sobras, planejamento da próxima gestão e a eleição da nova Diretoria e do novo Conselho Fiscal. As estudantes Maria Eduarda Rosa Flores e Taís dos Santos Dorneles foram eleitas, respectivamente, presidente e vice da Verde Vale. “Tenho muito orgulho, satisfação e gratidão. Me dedicarei ao máximo para exercer o cargo de presidente”, disse Maria Eduarda.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sicredi VRP – FOUR Comunicação