Ir para o conteúdo principal

Unimed Litoral Sul dá início a 2ª edição do Projeto Reanimar

A Unimed Litoral Sul dá início a 2ª edição do Projeto Reanimar – Reanimação Cardiopulmonar e neste ano, além de atender as escolas de todas as redes de ensino, oferece para as suas empresas clientes. O projeto ocorre em parceria com a Liga do Trauma e Núcleo de Educação de Urgência do município de Rio Grande. É gratuito e no ano de 2017 treinou 700 alunos do 5º ao 9º ano e Ensino Médio.

A importância do projeto é reforçada pelo fato de que em casos de parada cardiorrespiratória, a cada minuto que passa, perde-se 10% de chances de salvar a vida da vítima. Se o atendimento é feito no primeiro minuto, assim que a pessoa cai, as chances de o cardíaco ser reanimado aumentam bastante. Alguns estudos mostram que 20% dos casos de parada cardíaca são presenciados por crianças que não sabem o que fazer e assistem passivamente a morte dos doentes.

O objetivo é ensinar de maneira simples e prática como estudantes/docentes e funcionários das escolas e empresas podem proceder diante de uma parada cardiorrespiratória, seja através de uma ligação telefônica ou até mesmo uma massagem cardíaca. É montado um circuito e em no máximo 15 minutos todos os participantes de uma turma recebem as orientações.

Os treinamentos são ministrados por multiplicadores (estudantes de medicina, enfermeiros e técnicos da Cooperativa de Saúde). “Estamos estendendo o projeto neste ano de 2018 para as nossas empresas clientes, pois a intensão é capacitar mais e mais pessoas com o foco principal de salvar vidas”, comenta a assessora de comunicação da Cooperativa, Luciana Pacheco.

As escolas e empresas interessadas em receber o projeto devem fazer o agendamento pelo telefone (53) 3032-1255 com Luciana Pacheco.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unimed Litoral Sul