Ir para o conteúdo principal

Programa Aprendiz Cooperativo do Campo promove interação em Santa Rosa

A Cooperconcórdia promoveu na tarde dessa quinta-feira (3/5), no auditório da Exporural na Fenasoja, em Santa Rosa, uma mostra interativa das atividades realizadas através do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, com a participação de integrantes das cooperativas Cooperconcórdia, Coopermil, Cotrirosa e Cotricampo, além de representantes da Unijuí, professores, aprendizes e seus pais. O evento contou com a presença do gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos.

Em sua fala, José Zigomar enfatizou a importância do tema da segurança alimentar global. “A permanência do jovem no meio rural é a garantia de produção de alimento, ou seja, a alimentação do mundo está nas mãos dessas pessoas”, frisou.

Programa registrado junto ao MTE

O Aprendiz Cooperativo é um projeto do Sescoop/RS que atende as cooperativas agropecuárias com cursos de aprendizagem em atividades dirigidas aos jovens filhos de associados, estimulando a permanência dos mesmos no campo e promovendo a sucessão familiar. Em Santa Rosa, é realizado pela primeira vez, através de uma parceria firmada entre as cooperativas Cooperconcórdia, Cotrirosa e Coopermil, com o apoio do Sescoop/RS. O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo é dirigido para jovens de 14 a 24 anos incompletos e é registrado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“Esta primeira turma, que iniciou em 2017, conta com 15 jovens aprendizes do campo, os quais participam de atividades de formação e aprendizagem teórica, intercaladas com atividades práticas nas propriedades”, afirmou o coordenador do Programa da Cooperconcórdia, Tiago Moroni de Souza. Durante o evento, foram apresentados alguns trabalhos realizados pelos aprendizes durante as aulas e a dinâmica das atividades que serão realizadas até o final do Programa, incluindo projetos práticos.

O curso, que acontece desde 2016, é gratuito, tem duração de 17 meses e conta com aulas teóricas e práticas, sendo duas semanas consecutivas ministradas em Santa Rosa, no período da tarde, pela Cooperconcórdia, e duas semanas consecutivas de atividades práticas nas respectivas propriedades rurais.

Os presidentes das cooperativas Coopermil e Cotrirosa, Joel Antônio Capeletti e Eduino Wilkomm, respectivamente, falaram aos presentes sobre a importância deste programa, que incentiva o jovem a permanecer no campo, e destacaram o papel fundamental na sucessão familiar no meio rural.

O aprendiz Leonardo Comis, em nome da turma, falou sobre a importância da aprendizagem proporcionada pelo Programa, que contribuem para a formação do grupo e o conhecimento que pode ser aplicado na propriedade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrirosa e Fenasoja