Ir para o conteúdo principal

Sicredi realiza Formação de Educação Cooperativa para Comunicadores do RS e SC

O Sicredi, que conta com mais de 3,7 milhões de associados e atua em 21 estados brasileiros, realizou a 3ª edição da Formação de Educação Cooperativa para Comunicadores nos dias 4 e 5 de maio. A primeira etapa aconteceu em Porto Alegre com o curso de Educação Financeira, ministrada pela consultora da Central Sicredi Sul/Sudeste, Fernanda Chidem. E a segunda etapa da formação foi realizada em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, distante 100 km da Capital Gaúcha, onde os participantes fizera uma imersão com vivências, história e cenários do cooperativismo no Brasil e no mundo. A turma teve inscritos 65 profissionais de diversas mídias, assessores de imprensa e coordenadores de comunicação de entidades parceiras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Integrante dos Programas de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi Sul/Sudeste, que representa 42 cooperativas do Sistema Sicredi no RS e SC, a formação objetivou proporcionar aos formadores de opinião uma compreensão aprofundada e qualificada sobre o modelo de organização social cooperativista e sobre um dos seus ramos de atuação: o cooperativismo de crédito. “Levar conhecimento aos formadores de opinião é investir numa relação direta e transparente com a imprensa e entidades. E também cumprimos nossa missão, pois o papel de uma cooperativa é dar voz às pessoas que representa, e a imprensa faz parte desse processo de comunicação, interação e de debate com a sociedade”, afirma Márcio Port, vice presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste.

No município de Nova Petrópolis – berço do cooperativismo de crédito na América Latina -, os jornalistas, radialistas, relações públicas e assessores de imprensa foram levados à uma profunda imersão na história, conceitos, evolução, impactos socioeconômicos de ontem e de hoje. “A formação leva os participantes a experimentar o sentimento de ‘Ser Cooperativa’ e a emoção de pessoas que defendem e vivem o cooperativismo com alma e resiliência, por terem em suas mãos um propósito, um modelo de organização social que tem na sua essência o poder de ser um agente transformador”, explica Port.