Ir para o conteúdo principal

Cooperativas estão entre as marcas mais lembradas dos gaúchos

As cooperativas mais uma vez estão entre as marcas mais lembradas e preferidas dos gaúchos. É o que aponta a 28ª edição da pesquisa Top of Mind RS, organizada pela Revista Amanhã em parceria com a Engaje, que destaca 13 marcas de cooperativas do Rio Grande do Sul em 16 categorias distintas. O anúncio ocorreu na manhã desta terça-feira (8/5), no Imed, em Porto Alegre.

Entre os destaques do segmento cooperativista, o Sicredi figura em cinco categorias: Cooperativa de Crédito (1° lugar, com 68% das menções), Caderneta de Poupança (6°), Banco (7°), Empresa que Investe em Cultura (16°) e Previdência Privada (9°). A Unicred e o Sistema Cooperativo do Brasil – Sicoob, que inaugurou em 2017 a sua primeira agência em Porto Alegre, também aparecem na relação das empresas mais lembradas na categoria Cooperativa de Crédito, em terceiro e sétimo lugares, respectivamente.

Unimed e Uniodonto entre as marcas mais lembradas

O ramo Saúde do cooperativismo gaúcho também marca presença no Top of Mind 2018. A Uniodonto aparece na segunda colocação na categoria Plano Odontológico, com 9,2% das citações. Já a Unimed aparece como uma das empresas mais lembradas em cinco categorias, com destaque para as primeiras posições ocupadas em Plano de Saúde, com 63,2% das citações, e Clínica Médica, com 19% das menções. Além disso, a Unimed também é citada nas categorias Empresa em que Gostaria de Trabalhar (15°), Plano Odontológico (3°) e Laboratório de Análises Clínicas (3°).

Top of Mind Internet

Em busca de inovação, este ano a pesquisa de lembrança de marca do Sul do País apresenta pela primeira vez o Top of Mind Internet, uma amostra de 300 entrevistados que foram abordados pela web para aplicação do mesmo questionário estruturado, contendo somente questões abertas, permitindo ao entrevistado manifestar o primeiro nome lembrado após estímulo de uma categoria.

O universo da pesquisa foi constituído de acordo com os parâmetros da pesquisa presencial, por pessoas de ambos os sexos, com idade entre 16 e 70 anos, de todas as classes sociais (A/B, C e D/E).

Na memória virtual do RS, em 15 categorias de Produtos e Serviços as marcas que detêm a liderança são diferentes. Dentre as cooperativas, a Unimed se destaca como a marca mais lembrada na categoria Plano Odontológico, seguida pela Uniodonto. Na categoria Vinho, a Cooperativa Vinícola Garibaldi aparece na terceira posição, com 8,3% das citações.

Para os internautas, a Unimed é uma empresa dos sonhos, onde gostariam de trabalhar. A marca da Cooperativa de Saúde figura na segunda colocação na mente dos gaúchos, em um empate técnico com a Gerdau, com 2,7% de citações.

 

Força e expressão do agronegócio cooperativista

Com maior representatividade econômica entre os 13 ramos do cooperativismo gaúcho, o setor Agropecuário é destaque no Top of Mind 2018. Ao todo, sete cooperativas revelam a força de suas marcas na mente dos gaúchos, aparecendo em cinco categorias. Com destaque para os laticínios e derivados de leite, que apontam cinco cooperativas entre as mais lembradas. Na categoria Doce de Leite, a Cooperativa Piá figura na segunda posição, com 22,2% de referências; na categoria Leite estão a Piá (2°, com 20,9%), Santa Clara (3°, com 11,3%), Dália (4°, com 9,4%) e Languiru (7°, com 1%); em Queijo, a Santa Clara ocupa pelo oitavo ano consecutivo a liderança entre marcas mais lembradas pelos gaúchos, com 36,1% das referências. A Danby (6° lugar – marca da Cosulati) e a Languiru (8°) figuram na relação das marcas mais lembradas na categoria Queijo.

Quando o assunto é vinho e espumante, as cooperativas também marcam presença na memória dos gaúchos. Na categoria Vinho, as Cooperativas Vinícolas Aurora e Garibaldi figuram na segunda e quarta posições, respectivamente. O destaque fica por conta do crescimento da Aurora na pesquisa, com crescimento de 122,91% de 2017 para 2018, alcançando o índice de 10,7% neste ano. Na categoria Espumante, a Garibaldi figura na relação na quarta e quinta posições, com as marcas Garibaldi e Gotas de Cristal, respectivamente. A categoria também relaciona a Vinícola Aurora na sétima posição.

O ramo Produção também aparece na pesquisa, sendo citado na categoria Tênis, com a marca All Star (4º lugar – marca da Coopershoes).

As Invictas do Top of Mind

A Unimed e a Santa Clara também são destaques entre as invictas do Top of Mind, marcas que vencem em suas categorias há pelo menos seis anos consecutivos. Com a conquista da 25ª vitória seguida na categoria Plano de Saúde, a Unimed se coloca como uma das principais vencedoras do prêmio desde a sua criação.

Pelo oitavo ano consecutivo, os queijos Santa Clara são os mais lembrados pelos gaúchos na pesquisa Top of Mind. Desde que a categoria foi inserida na pesquisa, a Cooperativa é a mais lembrada.

Top Porto Alegre

A edição deste ano do Top of Mind Porto Alegre revela as líderes em 33 categorias – cinco delas novas. A pesquisa capta a lembrança espontânea sobre as marcas de empresas, locais e produtos que estão na mente dos moradores da capital gaúcha. A amostra total foi composta de 600 entrevistas realizadas entre os dias 30 de janeiro e 21 de fevereiro de 2018. Foram entrevistados moradores de praticamente todas as regiões da capital gaúcha, em um total de 63 bairros.

Na categoria Clínica Médica, a Unimed Porto Alegre destaca-se na primeira posição, com 19% das citações. A Cooperativa de Saúde também figura na terceira colocação na categoria Laboratório de Análises Clínicas, com 7,6% das menções.

Sobre o Top of Mind 2018

Para a 28ª edição do Top Of Mind foram ouvidas 1.200 pessoas com idades entre 16 e 70 anos. A coleta das informações ocorreu entre 30 de janeiro e 21 de fevereiro 2018, em 30 municípios que integram as sete mesorregiões do Rio Grande do Sul, conforme distribuição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).