Ir para o conteúdo principal

Seminário marca o início do Projeto Maio Vermelho 2018

O Projeto Maio Vermelho 2018, de prevenção e combate ao câncer de boca, possibilita o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais para orientar a população em relação aos fatores de risco e ao desenvolvimento da doença e também para fortalecer seu conhecimento no diagnóstico precoce. Várias ações de orientação para a população e oportunidades de exames preventivos estão programadas até o dia 31 de maio, quando é celebrado o Dia Estadual de Combate contra o Câncer Bucal.

Este projeto é organizado pelo Comitê das Entidades de Classe da Odontologia (CECO), pelo Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO/RS), pela Faculdade de Odontologia da UFRGS e pela Saúde Bucal da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e engaja cada vez mais municípios gaúchos nesta ação de saúde pública.

As ações do Projeto Maio Vermelho 2018 iniciaram no último dia 24 de abril, com o seminário “Câncer bucal: desafios na construção da linha de cuidado”, realizado no Anfiteatro Carlos Albuquerque do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O evento teve a participação de cerca de 250 profissionais de diversas áreas da saúde. O seminário foi aberto pelo coordenador do CECO/RS, Irno Pretto, do Sistema Uniodonto, que ressaltou a importância da integração de todos os profissionais envolvidos.

O tabagismo é um dos principais fatores que causam o câncer de boca. Os números do Câncer Bucal foram apresentados pela coordenadora do projeto, Juliana Romanini, que destacou a permanência dos elevados índices de mortalidade em função do diagnóstico tardio. A possibilidade de diagnóstico ou telediagnóstico nos estágios iniciais da doença são fatores que podem alterar esses índices.

Também foi destacada a importância do cirurgião-dentista no preparo e cuidados necessários durante o tratamento oncológico, a integração de profissionais de diferentes especialidades e a qualidade de vida dos pacientes. O Projeto Maio Vermelho se propõe a ser um fórum permanente na Luta contra o Câncer Bucal.