Ir para o conteúdo principal

Cotrimaio incentiva prática da intercooperação

A Cotrimaio promoveu nessa quinta-feira (10/5), em sua sede, no município de Três de Maio, na região Fronteira Noroeste do Estado, um encontro com representantes de cooperativas agropecuárias. O objetivo foi fomentar debates em torno da intercooperação, um dos princípios do cooperativismo que consiste na união de esforços como uma estratégia de competitividade das cooperativas, num ambiente econômico desafiador e marcado pela necessidade constante de inovação.

Para o presidente da Cotrimaio, Silceu Dalberto, responsável pela iniciativa do encontro, a reunião é decorrente de articulações já trabalhadas pela Cooperativa com a Cotrijuc, Coagrisol, Comtul e Cotrifred, no sentido de troca de experiências, tecnologias e negócios, havendo espaço para agregar outras cooperativas com projetos comuns de crescimento. “Quanto mais união conseguirmos, mais fortalecidos ficaremos e quem vai ganhar com isso é o cooperativismo gaúcho e os seus cooperados”, destaca.

Com esta primeira reunião, a Cotrimaio abre o debate de ideias no plano da intercooperação efetiva e novos encontros devem acontecer em breve para que cada cooperativa posicione sua participação e todas se fortaleçam e consigam desenvolver o papel cooperativista de estímulo ao crescimento econômico e social onde atuam.

Segundo o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, a intercooperação é tema que está em permanente evidência no movimento cooperativo gaúcho. “O Rio Grande do Sul possui diversos exemplos de cooperação entre cooperativas, cujos benefícios alcançam diretamente os seus associados e as comunidades nas quais estão inseridas”. Ao mesmo tempo em que reforça a importância da prática da intercooperação, Perius destaca o desafio que move as cooperativas. “A intercooperação envolve processo que exige estratégia, prospecção de oportunidades e contínua capacitação para a gestão, que intensifica resultados aos associados, agregando qualidade e valor a produtos e serviços”, finaliza.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Cotrimaio