Ir para o conteúdo principal

Encontro de Aprendizes Cooperativos do Campo e familiares debate sucessão rural

O Sescoop/RS promoveu, no último sábado (12/05), o Encontro de Aprendizes e Familiares, do Curso Aprendiz Cooperativo do Campo, da segunda turma da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra), de Caxias do Sul. O evento, que contou com a participação de cerca de 40 pessoas entre alunos, professores e familiares, foi o terceiro promovido nas diferentes turmas do Projeto, e teve como objetivo melhorar a aproximação dos jovens com os pais, através da promoção de diálogos referentes ao Programa de Aprendizagem.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da cooperativa Nova Aliança, Alceu Dalle Molle, que comentou sobre os desafios do curso, sua importância, os diferenciais da Escola e a evolução dos alunos ao longo do curso. “A proposta da Escola não é fixar o jovem no campo, e sim incentivar que ele permaneça, que ele sinta prazer em ficar, que veja a grande oportunidade que existe nisso. Nossa proposta é formar pessoas de caráter, que possam ser bons líderes. E o Sescoop/RS é parceiro da Escola há muito tempo, assim como as cooperativas, pois elas estão nesse meio. Se não tem associado, ela não existe, e por isso a preocupação com a continuidade das propriedades”.

Na sequência, a analista técnica de Promoção Social do Sescoop/RS, Fernanda França, apresentou dados do Programa, seus objetivos, os fatores problemáticos da agricultura familiar e as perspectivas para o futuro da agricultura no Brasil para incentivar a permanência do jovem no campo.

O advogado e professor Alexandre Pasqualini promoveu diálogos e reflexões com os presentes sobre a importância da sucessão familiar, transferência de patrimônio, a importância da família e destacou três aspectos para que a sucessão corra menos riscos:

1) A propriedade não é um problema só dos pais. Para que a transferência de patrimônio seja assegurada, é preciso que toda a família seja envolvida, independente da idade dos membros;

2) Colocar em prática o diálogo para desenvolver e cultivar a confiança;

3) Dar mais exemplos para educar.

Ele também destacou a importância do Programa. “O mais bonito nesse Programa do Sescoop/RS é que ele não está preocupado apenas em treinar pessoas, mas em formar e educar, junto com práticas. E isso é uma das coisas mais bonitas do cooperativismo: ele conseguiu unir atividades econômicas com as lógicas da família, a dimensão da eficiência e treinamento com alguns princípios humanos”.

Após debates e trocas de experiências, o professor de Sociologia e História da Efaserra, Arnaldo Poletto, realizou uma dinâmica para promover a reflexão sobre o que foi debatido durante o Encontro. O encerramento foi realizado pelo diretor da Efaserra, Israel Matté.

Sobre o Programa

O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo é um projeto do Sescoop/RS que atende as cooperativas agropecuárias com cursos de aprendizagem em atividades dirigidas aos jovens filhos de associados, estimulando a permanência dos mesmos no campo e promovendo a sucessão familiar. A Efaserra, escola de ensino médio e técnico, que atende jovens de toda a região da Serra, é a instituição que ministra as aulas em Caxias do Sul.

O Programa tem duração de 17 meses e os jovens que participam dele, com apoio das cooperativas, contam com subsídios para concluírem seus estudos. São parceiras do Sescoop/RS no programa na Efaserra as cooperativas Nova Aliança, São João, Pradense, Forqueta, Piá, Sicredi Pioneira e Vinícola Garibaldi.