Ir para o conteúdo principal

Certel continua substituição de lâmpadas e refrigeradores em escolas

Melhorar a iluminação, preservar o meio ambiente, reduzir custos, conscientizar as novas gerações e prepará-las a tornarem-se mais sustentáveis e econômicas. Estes são alguns dos objetivos do Programa de Eficiência Energética desenvolvido pela Certel. Mais de 120 instituições, entre escolas, hospitais e lares geriátricos são beneficiados pela substituição de lâmpadas usadas por novas de tecnologia LED e também refrigeradores. A iniciativa atende à determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para todas as empresas distribuidoras.

Travesseiro

Uma das instituições beneficiadas é a Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Seger, do município de Travesseiro, que recebeu 208 novas lâmpadas e três refrigeradores. Para a diretora, Sandra Regina Hermann Haas, o programa se traduz em fazer mais com menos. “Mais claridade, economia, qualidade de vida, conscientização e, consequentemente, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Resultado este que as escolas e demais instituições contempladas comemoram e agradecem”, avalia.

Sandra endossa que, com a substituição das lâmpadas e refrigeradores, alunos, professores e funcionários perceberam a importância de se investir em um produto com maior durabilidade, mais eficiente e de melhor custo benefício. “É importante frisar que a Certel teve a iniciativa, mas agora, para que o programa realmente alcance seu objetivo maior, todos precisam se engajar e colaborar, e são pequenas ações do dia a dia que farão a diferença. Como escola, temos o compromisso, juntamente com a Cooperativa, de levar esta ideia para a casa de nossos alunos e, porque não, de toda a comunidade”, afirma.

A diretora observa o quão delicado é conscientizar os alunos atualmente, e enaltece que são pequenas ações que fazem toda a diferença. “Através de atitudes e exemplos, o aluno pode compreender muita coisa. Logo, só podemos agradecer por esta iniciativa da Certel. Não é de um momento para o outro que o estudante compreende algo, mas sim ao enxergar que uma situação evolui ou melhora, como é o caso dos ambientes da escola que estão mais iluminados. Isto, com certeza, será automaticamente levado para a casa deles e multiplicado na comunidade”, acentua.

Marques de Souza

Outra beneficiada é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes, de Marques de Souza, onde foram substituídos 190 lâmpadas e dois refrigeradores. Na visão da diretora, Eveline Venter, a proposta é positiva por mostrar aos jovens que há alternativas de reduzir o consumo de energia e também por gerar uma consciência de economia e respeito aos ecossistemas.

“Para podermos ensinar algo, os alunos devem viver aquilo, o que está acontecendo de uma maneira muito boa. Eles já constataram que as salas de aula estão mais claras e, no momento em que fizermos um comparativo das faturas de energia, poderão assimilar a redução de custos que também é estimulada pela própria Certel”, avalia.

Eveline destaca a atenção da Cooperativa e cumprimenta os profissionais envolvidos no programa. “O atendimento da Certel é exemplar, pois todas nossas dúvidas foram prontamente esclarecidas e o profissionalismo dos responsáveis pela troca superou as expectativas”.

Na Carlos Gomes, os alunos do primeiro ao quarto ano já contam com a disciplina de Educação Ambiental, com foco para o consumo sustentável. Na disciplina de Ciências, o nono ano desenvolve trabalhos de física e química, onde um dos projetos se relaciona com a questão energética.

Poço das Antas

Em Poço das Antas, o Centro Municipal de Educação Infantil Poçoantense também foi favorecido pala substituição de 268 lâmpadas e dois refrigeradores. “Esta doação da Certel leva uma importante conscientização a toda comunidade escolar, que engloba professores, funcionários, alunos e familiares. É uma ideia muito boa, inovadora, e nos incentiva a repensarmos nossas atitudes”, assinala a diretora, Sirlei Isabel Korte Krindges. “É fundamental, pois lidamos com recursos naturais que precisam ser preservados”, completa.

Para Sirlei, o programa ratifica a importância da Certel para a região. “Além de recebermos uma energia de qualidade, contamos com uma iniciativa desta envergadura, que nos educa para um consumo mais racional e que, certamente, é fundamental para a formação dos nossos jovens”, frisa.

Segundo a diretora, desta forma, a Cooperativa auxilia significativamente para preparar uma geração mais consciente. “Como nossos alunos são pequenos, digo a eles que as pequenas atitudes fazem a diferença na vida e também no meio ambiente. É desligar a luz ao sair de um ambiente e sempre pensar que, quanto mais se cuidar do lugar em que vivemos, melhor é para todo o mundo”, analisa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Certel